31 de dez. de 2011

PURGATÓRIO NA HISTÓRIA DA IGREJA

O Purgatório é uma das doutrinas que mais tem sido rejeitada pelos protestantes. Frequentemente ouvimos fundamentalistas afirmarem, sem o mínimo rigor histórico, que trata-se de uma invenção de São Gregório Magno em plena Idade Média. Entre alguns exemplos que extraímos de diversos artigos da Internet encontra-se o do conhecido protestante anticatólico Dave Hunt:

"No Catolicismo, a 'purificação' ocorre em um lugar chamado 'purgatório', inventado pelo Papa Gregório o Grande no ano 593 d.C."[1].

Um comentário bastante semelhante é feito por Daniel Sapia, que cita o anterior em detalhes:

"A idéia do Purgatório - um lugar fictício de purificação final - foi inventada pelo Papa Gregório o Grande no ano 593. Havia tal rejeição para se aceitar a idéia - visto que era contrária à Escritura - que o Purgatório não se tornou um dogma oficial durante quase 850 anos, quando o Concílio de Florença, em 1439, o definiu"[2].

Seria verdade que o Purgatório é uma invenção de São Gregório Magno, na Idade Média, como afirma Hunt e repete Sapia? Seria verdade que houve tal rejeição para se aceitar a doutrina do Purgatório que não se tornou um dogma de fé até o Concílio de Florença?

Pensamento (25)

“Sabe viver bem quem sabe rezar bem.” 
Santo Afonso Maria de Ligório

30 de dez. de 2011

O Perigo do sincretismo religioso


Chuta que é macumba, Povo Católicoooo!

Hoje vamos falar sobre a famosa fitinha de Nosso Senhor do Bonfim. De onde ela vem e qual é o limite entre a devoção e a macumba?

Antes de tudo, senta que lá vem a história…

A fitinha nasceu bem no início do século XIX e também era conhecida como “medida do Bonfim”, por ser do tamanho do braço direito da imagem de Nosso Senhor do Bonfim (não me pergunte porque os dois braços não são do mesmo tamanho). Nessa época a pulserinha ainda era católica! Era utilizada como ex-voto. As pessoas que conseguiam alguma graça usavam a fitinha no pescoço, como se fosse um colar, e penduravam nela pingentes que lembrassem a graça alcançada, como fotos da família ou pequenas imagens de metal representando partes do corpo curadas.

Pensamento (24)

“Ora et Labora!”
Reza e trabalha!
São Bento

29 de dez. de 2011

O católico e as Bíblias protestantes

São várias as traduções de Bíblia disponíveis para nós hoje em dia. Segundo comunicado da União das Sociedades Bíblicas, divulgado pela Rádio Vaticano, são 451 línguas para as quais a Bíblia foi traduzida integralmente, enquanto aquelas para as quais foi traduzida em parte são 2.479. Isso confirma a Sagrada Escritura como o livro mais traduzido no mundo e assim 95% da população mundial têm hoje condições de a ler em uma língua conhecida.
 
No Brasil, por exemplo, são muitas as traduções da Bíblia que temos à disposição. Eu mesmo possuo várias delas como: a Bíblia Jerusalém, TEB, Peregrino, Ave Maria e CNBB. E além dessas, existem outras muito boas também.
Citei algumas das traduções católicas, mas quero chamar a atenção para as de orientação protestante, que são das mais variadas denominações. Quem nunca ganhou uma Bíblia ou um Novo Testamento de orientação protestante? É comum encontrar católicos que ganham esse material de presente e acabam por fazer uso dele. Essa observação é importante porque muitos católicos acabam fazendo uso delas [Bíblias protestantes], inclusive sem saber, ou sem a informação do porquê devem fazer uso de uma Bíblia Católica. Nesse momento você pode se perguntar: e qual problema em usar uma Bíblia protestante se tudo é Bíblia?

Pensamento (23)

"Deus é alegria infinita."
Santa Teresa dos Andes

Deus apareceu como criança


Homilia de Bento XVI durante a missa da noite de Natal de 2011

CIDADE DO VATICANO, domingo, 25 de dezembro de 2011 (zenit.org) – Apresentamos a seguir o texto integral da homilia pronunciada no sábado de noite na Basílica Vaticana por Bento XVI durante a Missa da Solenidade do Natal do Senhor 2011.

***

Amados irmãos e irmãs!

A leitura que ouvimos, tirada da Carta do Apóstolo São Paulo a Tito, começa solenemente com a palavra «apparuit», que encontramos de novo na leitura da Missa da Aurora: «apparuit – manifestou-se». Esta é uma palavra programática, escolhida pela Igreja para exprimir, resumidamente, a essência do Natal.

28 de dez. de 2011

"Cristo nasceu por nós"

A mensagem natalícia "Urbi et Orbi" e as saudações de natal do Papa Bento XVI

CIDADE DO VATICANO, domingo, 25 de dezembro de 2011 (Zenit.org) – Publicamos o texto da tradicional mensagem natalina, “Urbi et Orbi”, dirigida hoje por Bento XVI aos fiéis presentes na praça de São Pedro e a todo o mundo por meio da radio e da televisão. Colocamos também algumas saudações do Pontífice nas 65 línguas do globo.

***

Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro!

Cristo nasceu para nós! Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado: a todos chegue o eco deste anúncio de Belém, que a Igreja Católica faz ressoar por todos os continentes, sem olhar a fronteiras nacionais, linguísticas e culturais. O Filho de Maria Virgem nasceu para todos; é o Salvador de todos.

Pensamento (22)

"Ditoso quem não tem maior alegria que as palavras e obras do Senhor."
São Francisco de Assis

O Senhor se aproxima


Padre Raniero Cantalamessa indica os leigos como novos evangelizadores

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 23 dezembro de 2011 (ZENIT.org) - Em sua quarta pregação do Advento, pronunciada esta manhã, diante do Papa Bento XVI; Pe. Raniero Cantalamessa explicou como reacender a fé nos corações dos homens e indicou os leigos como protagonistas da Nova Evangelização.

***

Diante do mundo ocidental secularizado e em alguns aspectos pós-cristão, o Pregador da Casa Pontifícia se questionou: “Quem sabe a fé cristã não deva voltar para a Europa, a partir dos países que foram por estes uma vez evangelizados; mas desta vez não a partir do Norte, como depois das invasões bárbaras, mas a partir do Sul.”

27 de dez. de 2011

Resposta à Rede Record sobre Igreja e a Escravidão


Lamentavelmente a Rede Record de televisão que é ligada a Igreja Universal do Reino de Deus e que tem como proprietário o bispo Edir Macedo, mais uma vez agride caluniosamente a Igreja Católica em matéria veiculada no dia 15/05/2011 em seu programa “Domingo Espetacular”. Neste programa, injuriosamente afirmavam que o Vaticano apoiava a escravidão, o tráfico negreiro e tortura aos escravos. Para tais afirmações, os mentores de tamanha quimera não se envergonharam em forjar, distorcer fatos e utilizar-se da má interpretação de documentos que em nada condizem com suas acusações.

A verdade

Naqueles tempos, os simpatizantes do tráfico sugeriram que não contrariava os ensinamentos da Igreja porque não incidia sobre “seres racionais” mas sim sobre uma espécie de “animais”. A Igreja recusou esse argumento. Em 1537 o Papa Paulo III emitiu três decretos a proibir a escravatura do Novo Mundo (decretos descobertos por historiadores há pouco tempo). No primeiro, o Papa declarava que “os índios são homens de verdade” e, portanto, “pela nossa Autoridade Apostólica decretamos e declaramos… que estes mesmos índios e todos os outros povos – mesmo aqueles que não partilham da nossa fé – não devem perder a liberdade e a propriedade… e não devem ser reduzidos a escravos, e tudo o que se passar em contrário será considerado nulo e inválido”. No segundo decreto o Papa ameaça com a excomunhão qualquer pessoa, independentemente de “dignidade, estatuto, condição, ou classe social” que pratique a escravatura. A oposição da Igreja acabou com a escravidão descarada dos índios, mas continuaram as práticas de exploração. E os decretos papais não tiveram qualquer efeito no tráfego de escravos africanos. (A Vitória da Razão, Rodney Stark, pg. 243).

Pensamento (21)

"Devemos fazer todas nossas ações pela obrigação que temos delas ou por uma simples aceitação do beneplácito de Deus, e isto tanto na calma quanto na tempestade."
São Francisco de Sales

17 de dez. de 2011

Pensamento (20)

"Devemos amar o Santo dos Santos, para nos tornarmos santos: quem pode nos impedir isso, se temos um coração para amar e um coração para sofrer."
Santa Margarita Maria

16 de dez. de 2011

A Santa túnica de Argenteuil analisada por um cientista

A Santa túnica de Argenteuil analisada por um cientista 
Numa igreja de Argenteuil, cidade hoje absorvida pela grande Paris, venera-se uma túnica que, segundo tradição milenar da Igreja, foi tecida por Nossa Senhora para o Menino Jesus.

Seria a mesma que Nosso Senhor usou na sua Paixão. A mesma, portanto, que os algozes romanos, vendo que era inconsútil – isto é, formando uma só peça, sem costuras – lançaram à sorte, para não ter que dividi-la entre eles.

Utilizando equipamentos os mais avançados, aciência moderna foi analisar a relíquia.

O professor André Marion, pesquisador doCentre National de la Recherche Scientifique – CNRS (Paris) é especialista no processamento numérico de imagens, leciona na Universidade de Paris-Orsay e é autor de numerosas publicações científicas e técnicas.

Jornada Mundial da Juventude: começou a histeria anti-católica


Por
http://humanitatis.net/

Reprodução - Eventos da JMJ

Era óbvio que os ataques à visita do Papa ao Brasil aconteceriam, só não imaginava que eles começariam tão cedo. A histeria anti-católica por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro, teve sua primeira epifania recentemente. Sexta-feira, 09/12, um telejornal divulgou matéria imprecisa sobre a emenda no orçamento do estado, solicitada pela deputada Myrian Rios. A legisladora fluminense solicitou mudança no orçamento, sob a tutela e apoio da assembleia e do executivo da referida unidade federativa. O pedido sugere que o orçamento do estado do Rio de Janeiro para 2012 redirecione R$ 5 milhões de reais para a visita que o Chefe de Estado do Vaticano, o Papa Bento XVI, fará ao Brasil e ao estado fluminense. Outros veículos de comunicação também repercutiram o tom impreciso do telejornal, que inclusive insinuou que a solicitação da deputada caracterizaria “desvio de verba” e, portanto, seria crime contra a administração pública.

As críticas sobre a participação do governo na JMJ chegaram muito cedo. E também são muito constrangedoras, especialmente para os que levantaram dúvidas sobre a intenção da parlamentar com a respectiva emenda – mas disso falamos adiante. Vamos à argumentação da reportagem:

1. A visita do Papa Bento XVI trará peregrinos que incharão a cidade, trazendo mal-estar à vida cotidiana dos cariocas ;

2. O dinheiro usado para a visita poderia ser revertido em benefícios para a cidade;

3. O estado laico não admite que o governo financie ou colabore com ações de igrejas particulares.

Pensamento (19)

"Devemos amar a Deus porque Ele é Deus, e a medida de nosso amor deve ser amá-lo sem medida."
São Bernardo

15 de dez. de 2011

TV Record critica deputada católica por pedir financiamento para a JMJ 2013 ao Estado do Rio


RIO DE JANEIRO, 15 Dez. 11 / 01:38 pm (ACI)

A rede Record, pertencente ao líder da Igreja Universal Edir Macedo, protagonista de escândalos de corrupção que o levaram à prisão e ativo promotor do aborto, criticou o pedido da deputada católica Myriam Rios de um financiamento de 5 milhões de Reais para a JMJ 2013 alegando que o evento será um transtorno para a cidade do Rio de Janeiro, que o estado laico não deveria contribuir a eventos religiosos e que esta verba deveria ser usada para outras necessidades da cidade. Católicos brasileiros repudiaram os argumentos da matéria da Record.

O site da Renovação Carismática (RCC) de São Paulo critica a manchete usada pelo Jornal da Record: "Dinheiro para promover evento católico sairá do bolso do carioca". A notícia lançada no dia 9 de dezembro afirmava que o evento que "trará o Papa Bento XVI ao Rio de Janeiro, provoca polêmica e já arranca críticas da população".

Futura beata tem visão de Lutero no inferno.

Futura beata tem visão de Lutero no inferno. 
Em 1883, a Irmã Maria Serafina Micheli (1849-1911), que será beatificada em Faicchio, na província de Benevent, diocese de Cerreto Sannita (Itália), em 28 maio de 2011, fundadora das Irmãs dos Anjos, estava passando por Eisleben, na Sassonia, cidade natal de Lutero. Naquele dia se festejava o quarto centenário do nascimento do grande herege (10 de novembro de 1483), que dividiu em duas a Europa e a Igreja, deste modo as ruas estavam lotadas, as varandas enfeitadas com bandeiras. Entre as numerosas autoridades presentes aguardava-se, a qualquer momento, a chegada do empreendedor Guglielmo I, que presidiria a celebração solene. A futura beata, embora notasse o grande tumulto, não estava interessada em saber a razão para aquele entusiasmo inusitado, seu único desejo era procurar uma igreja e rezar para poder fazer uma visita a Jesus Sacramentado. Depois de caminhar por algum tempo, finalmente, encontrou uma, mas as portas…

… estavam fechadas. De todo modo, ela se ajoelhou na escadaria de acesso para fazer as suas orações. Sendo noite, não havia percebido que não era uma igreja católica, mas protestante. Enquanto rezava, o Anjo da Guarda lhe apareceu e disse: “Levanta-te, pois esta é uma igreja protestante”. E acrescentou: “Mas eu quero fazer-te ver o local onde Martinho Lutero foi condenado e a pena que sofreu em castigo do seu orgulho”.

Pensamento (18)

"Quando se ama, tudo fala de amor, até nossos trabalhos que requerem nossa total atenção podem ser um testemunho de nosso amor."
Santa Margarita Maria

14 de dez. de 2011

Estudo relaciona conteúdo sexual de TV com gravidezes adolescentes


WASHINGTON DC, 13 Dez. 11 / 10:11 am (ACI)

Um estudo da RAND Corporation, publicado na edição de novembro da revista Pediatrics, revelou que existe uma forte relação entre as gravidezes adolescentes e o conteúdo sexual dos programas de televisão.

Segundo o estudo, difundido este domingo pela cadeia CNN, adolescentes com alto nível de exposição a programas com conteúdo sexual estiveram duas vezes mais propensas a ficar grávidas que as que viram menos programas desse tipo em um período de três anos.

Os dogmas Marianos



Os dogmas MarianosHoje, os cristãos necessitam conhecer os dogmas marianos. A formação mariana requer o estudo dos dogmas marianos, tanto em seu conteúdo, como também em seu significado na vida cristã.
 
Os dogmas marianos foram conquistas históricas e teológicas do cristianismo. Fazem parte do patrimônio e da doutrina da Igreja. Brotaram do senso sobrenatural dos fiéis. Foram formulados pela Igreja. “O dogma nasce na Igreja, que acolhe a Palavra de Deus, aprofunda e evolui na compreensão do dado revelado” (padre Leomar Antônio Brustolin, teólogo mariano).

Os dogmas marianos manifestam a importância que a Igreja dá a Maria, a Mãe de Jesus Cristo. “Os dogmas marianos glorificam Maria. Ela é exaltada precisamente em sua insignificância e simplicidade, e é por intermédio dos insignificantes, dos pobres — como Maria e os que ela declara libertados — que o Reino se torna realidade entre nós.

Em toda a longa tradição cristã, os dogmas marianos concentram nossa atenção na glória de Deus que brilha sobre a mãe de Jesus” (Kahleen Coyle, missionária e escritora mariana).

Pensamento (17)

"Quanto mais tentado fores, saiba que és mais amado. Ninguém deve ser reputado servo de Deus até que passe pelas tentações e aridez."
São Francisco de Assis

13 de dez. de 2011

Virtudes cardeais! - Padre Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,

A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Maus costumes levam ao vício, bons hábitos encaminham à virtude. A pessoa virtuosa não somente pratica o bem, mas dá o melhor de si.

O Catecismo da Igreja Católica cita quatro virtudes que são como um eixo, porque todas as outras se agrupam em torno delas. São as virtudes cardeais: justiça, prudência, fortaleza e temperança. A palavra “cardeais” vem do latim cardo, cardinis, que significa eixo ou dobradiça, algo que gira. (CIC 1805-1809)

Casamento, reflexo do amor de Deus

Imagem de DestaqueO amor sem confiança não é amor verdadeiro

Qual é o objetivo de Deus no casamento e na família? Quero abordar a cura nos matrimônios, a cura dentro e fora da família. Isso está muito claro na Bíblia, no primeiro capítulo do Gênesis:

Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gen 1, 26), e no versículo 27 Ele acrescenta algo: “criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher” (Gen 1, 27).

Pensamento (16)

"Quando te levantares, entra no Sagrado Coração de Jesus e consagra-lhe teu corpo, tua alma, teu coração e teu ser por completo, para somente viver por seu amor e glória."
Santa Margarita Maria

12 de dez. de 2011

Advento, a realização e confirmação da Aliança

Imagem de DestaqueÉ uma trajetória que passa pela fidelidade a Deus e ao próximo
Começamos novo Ano Litúrgico e um novo ciclo da liturgia com o Advento, tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo no Natal. É hora de renovação das esperanças, com a advertência do próprio Cristo, quando diz: “Vigiai!”, para não sermos surpreendidos.

A chegada do Natal, preparado pelo ciclo do Advento, é a realização e confirmação da Aliança anunciada no passado pelos profetas. É a Aliança do amor realizada plenamente em Jesus Cristo e na vida de todos aqueles que praticam a justiça e confiam na Palavra de Deus.

Nossa Senhora de Guadalupe

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).


Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.

Pensamento (15)

"Quando o amor de Deus obtém a vontade da alma, produz nela um insaciável desejo de trabalhar pelo Amado."
São João Crisóstomo

9 de dez. de 2011

8 de dez. de 2011

Espíritas e demônios


Uma das formas do espiritualismo enganoso é a Astrologia, cuja prática é condenada por Deus (Levítico19:31: Isaías47:13). O erudito filósofo e teólogo, Doutor da Igreja, Santo Agostinho de Hipona (354-430), condenou categoricamente a Astrologia e toda forma de espiritismo. Disse: “Os astrólogos pretendem que no céu se acha a causa inevitável do pecado: foi Vênus, Saturno ou Marte que nos fez executar esta ou aquela ação. Querem assim isentar de culpa o homem, que é carne, sangue e verme soberbo, e procuram transferir a responsabilidade para Aquele que criou e governa tanto o céu como as estrelas”.
Vejamos a sua afirmação referente a um astrólogo convertido á santa fé de Cristo Salvador:
“Ele, seduzido pelo inimigo, em virtude de sua boa fé, foi durante muito tempo astrólogo, seduzido e sedutor, enganado, e enganador. Atraiu, enganou, proferiu muitas mentiras contra Deus, que teria dado aos homens o poder de fazer o bem, e não o de cometer o mal”.

Quem é o inimigo sedutor da Astrologia e de toda forma de espiritualismo enganoso?

Maria Imaculada: mistério do amor de Deus pela humanidade

Padre Stefano Cecchin explica a virgindade de Maria

Por Antonio Gaspari

ROMA, quarta-feira, 30 de novembro de 2011(ZENIT.org) - Dia 8 de dezembro será celebrada, em todo o mundo Católico, a festa da Imaculada Conceição de Maria, mas quem era Maria? Por que os católicos a veneram tanto? Por que a sua virgindade é tão importante?

*** 

ZENIT fez estas e outras perguntas para Padre Stefano Cecchin, da Ordem Franciscana dos Frades Menores (O.F.M), Secretário da Pontifícia Academia Mariana Internacional. (WWW.accademiamariana.org)


Por que é tão importante a virgindade de Maria?

Pe. Cecchin: A virgindade de Maria é um elemento essencial da fé cristã, é a garantia de que Jesus o “filho de Deus” se fez homem no ventre de uma mulher. José, o “esposo de Maria” (Mt,1,20) não é o verdadeiro pai de Jesus. Porque Maria, diz o Evangelho de Mateus, concebeu Jesus sem ter tido nenhum relacionamento com o marido (Mt,1,25). Aquele que foi gerado nela é “obra do Espírito Santo” (Mt,1,20), por essa razão Cristo é  homem, no que diz respeito a humanidade, por ter sido gerado de uma mulher; mas ao mesmo tempo é Deus, por esta gestação ter ocorrido pela ação da Santíssima Trindade em Maria. Maria é verdadeiramente mãe, então Jesus é verdadeiramente homem; Maria é virgem, então Jesus é filho de Deus: está é uma síntese da fé cristã.

7 de dez. de 2011

Diretor e produtor de filme blasfemo sobre Cristo presos na Índia

ROMA, 06 Dez. 11 / 08:55 pm (ACI)

As autoridades da Índia prenderam o diretor, produtor e publicitário de um filme blasfemo com pinturas satânicos sobre Cristo nas quais se mostra, entre outras coisas, um homem apunhalando o Senhor crucificado.

A agência vaticana fides reportou que depois de dias de protestos de organizações cristãs como o "Catholic Secular Forum" (CSF), Ejaz Ahmed (diretor), Washim Sheikh (produtor de Bollywood) e KA Jauhar (publicitário), foram presos por causa do filme "Who's there". As acusações são de “ferir os sentimentos religiosos”, “intenção maliciosa” e “insulto à crença religiosa”, além de violação das normas cinematográficas.

Grupos e associações cristãs pedem penas severas para os réus, que poderão deixar o cárcere hoje, diante do pagamento de caução, estabelecida pelo Tribunal de Mumbai.

Pensamento (13)

"Como é possível que alguém que crê em Deus possa amar algo fora dEle?"
São Felipe Neri

Halleluya: A festa que nunca acaba!


por Andréia Gripp
Consagrada da Comunidade de Aliança – Rio de Janeiro
 
O Festival Halleluya, realizado nos dias 26 e 27 de novembro, levou para a Quinta da Boa Vista mais de 6 mil de jovens, vindos de todos os vicariatos da arquidiocese e de dioceses vizinhas. O evento, organizado pela Comunidade Shalom, foi um aquecimento para a Jornada Mundial da Juventude RIO2013, que acontecerá na cidade com a presença do Papa Bento XVI.

Com o tema “Solte a sua voz”, o festival teve como objetivo ser um chamado aos jovens a cantarem a alegria, a paz, a soltarem sua voz para Deus num canto de festa e louvor. A juventude que solta a sua voz, que mostra a alegria de ser de Deus através da música e da arte.

6 de dez. de 2011

As logos finalistas já estão em Roma!

As finalistas do concurso para escolher qual será a logomarca da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 chegaram ontem, dia 28 de novembro, a Roma. Elas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, pelo bispo auxiliar do Rio e responsável pelo setor de Captação e gestão de recursos no Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Dom Paulo Cezar Costa.

Foram quase 200 participantes de várias partes do Brasil e do mundo. Durante o processo de seleção as logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL. 

Apesar da grande expectativa em torno do resultado, por questões de sigilo do processo seletivo não é permitido divulgar quem são os finalistas. A data para o anúncio da logo vencedora dependerá diretamente dos trâmites de avaliação do Pontifício Conselho.

JMJ Rio2013 lança aplicativo “Siga a cruz” para acompanhar o trajeto dos símbolos das Jornadas


RIO DE JANEIRO, 03 Dez. 11 / 08:29 pm (ACI)

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 comunicou que já está disponível o aplicativo “Siga a Cruz”, uma ferramenta oficial da JMJ que irá possibilitar, pelo celular ou tablet, acompanhar passo a passo o trajeto dos símbolos da JMJ (a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora) pelo Brasil. A ferramenta é gratuita é já está disponível para download.

Desenvolvido pelo departamento de Tecnologia da Informação da comunidade católica Canção Nova, a pedido do Instituto JMJ Rio2013, o aplicativo pode ser adquirido, inicialmente, pelos usuários de dispositivos iPhone, iPad e iPod. Em breve, será lançada também a versão para Tablets e smartphones com a plataforma Android.

Pensamento (12)

"Cada vez compreendo mais o nada de tudo o que não é Deus e sinto a imperiosa necessidade de amá-lo e esquecer de mim por completo para que somente Ele viva em mim."
Santa Maravilhas de Jesus

5 de dez. de 2011

Papa Bento XVI: Teologia católica deve ser antídoto à violência que se vale de motivos religiosos.

Vaticano, 02 Dez. 11 / 02:22 pm (ACI/EWTN Noticias)

Ao receber esta manhã os participantes da assembléia plenária anual da Comissão Teológica Internacional, o Papa Bento XVI explicou que a teologia católica deve ser capaz de rebater a violência que se vale da religião, para o qual deve harmonizar sempre fé e razão.

Os participantes que foram com seu presidente, o Cardeal William Levada, que é também Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

O Pontífice se focalizou durante seu discurso nos três temas que a Comissão estudou nos últimos anos. Sobre o primeiro, a questão de Deus e a compreensão do monoteísmo, Bento XVI recordou que "atrás da profissão da fé cristã no Deus único, se encontra a cotidiana profissão de fé do povo de Israel".

4 de dez. de 2011

Bento XVI: O mundo necessita testemunhas acreditáveis da fé

Vaticano, 02 Dez. 11 / 12:53 pm (ACI)

O Papa Bento XVI dirigiu uma mensagem à 16ª sessão pública das academias pontifícias que tratou o tema "Testemunhos e testemunhas. Os martyria e os campeões da fé", onde chamou os fiéis a serem "peregrinos da verdade e da paz" e assim testemunhas que dêem "credibilidade da fé".

"Também hoje a Igreja, quer falar de modo eficaz ao mundo, quer continuar a anunciar fielmente o Evangelho e fazer sentir sua presenta amigável aos homens e às mulheres que vivem suas existências sentem-se “peregrinos da verdade e da paz”, devendo ser assim também nos contextos mais difíceis ou indiferentes ao anúncio evangélico, testemunhas da credibilidade da fé, oferecendo testemunhos concretos e proféticos por meio de sinais eficazes e transparentes de coerência, de fidelidade e de amor apaixonado e incondicional a Cristo, não se desligando da autentica caridade, do amor ao próximo", afirmou na mensagem lida pelo Secretário de estado, Cardeal Tarcicio Bertone.

Pensamento (11)

"Basta amar ao Santo dos Santos (Jesus), para chegar a ser santos."
Santa Margarita Maria Alacoque

Com o batismo Jesus nos ensina o caminho da Salvação

Na audiência geral, Bento XVI explica o sentido da oração na vida de Cristo

Por Antonio Gaspari

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 30 novembro (ZENIT.org) - Com o batismo e a oração “Jesus, sem pecado, faz visível a sua solidariedade com aqueles que reconhecem os seus próprios pecados, escolhem se arrepender e mudar de vida; Dá a entender que ser parte do povo de Deus significa entrar numa ótica de novidade de vida, de vida segundo Deus" -
disse o Papa Bento XVI, na Audiência Geral realizada hoje, 30 de novembro, na sala Paulo VI, no Vaticano.


Dentro da série de catequeses sobre a oração começadas no passado dia quatro de maio, o Santo Padre Bento XVI focalizou a meditação sobre a oração na vida de Jesus.

3 de dez. de 2011

Pensamento (10)

"Ainda que ande no vale da sombra de morte, não temerei mal algum, porque tu estarás junto a mim..."
Salmo 23:4

Quem ensinou Jesus a rezar?

Mensagem de Bento XVI durante a Audiência de quarta-feira

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 01 de dezembro de 2011(ZENIT.org) - Apresentamos a mensagem do papa durante a Audiência de quarta-feira.

***
Queridos irmãos e irmãs,

Depois de ter tratado alguns exemplos de oração no Antigo Testamento, convido-vos hoje a olhar para a oração de Jesus. Esta atravessa todos os momentos da sua vida, guiando-o até ao dom total de Si mesmo, segundo os desígnios de Deus Pai. Jesus é o nosso mestre de oração. Mas, quem O ensinou a rezar? O seu coração de homem aprendeu a rezar com a sua Mãe e a tradição judaica. Mas a sua oração brota duma fonte secreta, porque Ele é o Filho eterno de Deus, que, na sua santa humanidade, dirige a seu Pai a oração filial perfeita. Assim, olhando para a oração de Jesus, devemos nos perguntar: Como é a nossa oração? Quanto tempo dedicamos à nossa relação com Deus? Hoje, num mundo frequentemente fechado ao horizonte divino, os cristãos estão chamados a ser testemunhas de oração. E é através da nossa oração fiel e constante, na amizade profunda com Jesus, vivendo n'Ele e com Ele a relação filial com o Pai, que poderemos abrir, no mundo, as janelas para o Céu.

* * *

Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os brasileiros vindos de Lorena e de Curitiba, a quem desejo uma prática de oração constante e cheia de confiança para poderdes comunicar a todos quantos vivem ao vosso redor a alegria do encontro com o Senhor, luz para as nossas vidas! E que Ele vos abençoe a vós e às vossas famílias!

© Copyright 2011 - Libreria Editrice Vaticana

2 de dez. de 2011

O chamado à santidade no casamento

Encontro destaca o casal de beatos Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi

Por Salvatore Cernuzio

ROMA, quarta-feira, 30 de novembro de 2011 (ZENIT.org) - "Quando um homem e uma mulher se tornam um só no matrimônio, eles deixam de ser vistos como criaturas terrestres: tornam-se a própria imagem de Deus". Nunca houve uma personificação mais plástica destas palavras de São João Crisóstomo do que os cônjuges Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi, o primeiro casal beatificado na história da Igreja.

Beatos não “apesar do casamento”, mas precisamente por causa dele. O casal não foi elevado aos altares por ter fundado alguma congregação missionária, mas simplesmente porque viveu o casamento como um caminho concreto para a santidade e para Deus.

A data de celebração do casal beato na diocese de Roma é 25 de novembro, aniversário do casamento celebrado em Santa Maria Maggiore em 1905. Em fevereiro de 1994, foi iniciada no Tribunal para a Causa dos Santos do Vicariato de Roma a causa da canonização. João Paulo II beatificou-os em 21 de outubro de 2001, no vigésimo aniversário da Familiaris Consortio.

Pensamento (9)

"Assim, purificados interiormente, iluminados e acendidos pelo ardor do Espírito Santo, possamos seguir a pegadas de teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo."
São Francisco de Assis

O diabo e sua M.I.S.S.A.


 Só quando você for à verdadeira MISSA poderás experimentar, com a tua alma em Festa, a verdadeira Alegria que só Deus pode dar

Que o diabo havia profanado a Santa Missa com o ritual satânico da “missa negra”, infelizmente, todos nós católicos já sabíamos. Agora, que o mesmo diabo comece a usar os jovens para reproduzirem numa “festa que virou saga”, com o mesmo nome da mais importante celebração cristã católica, centro da nossa fé, isto ninguém esperava. O diabo agora passou de seus limites satânicos! Creio que esteja mostrando seu ódio e declarando guerra…

O diabo sujo, enganador, invejoso, mentiroso, sedutor e covarde inventou sua festa em forma de M.I.S.S.A.. É gente, infelizmente, é isso aí. E esta é para escandalizar até aqueles que costumam dizer que já viram de tudo nesta vida.

1 de dez. de 2011

Ser testemunhas de oração constante e confiante a Deus, exorta o Papa


Vaticano, 30 Nov. 11 / 02:20 pm (ACI/EWTN Noticias)

Na audiência geral desta quarta-feira, em uma catequese dedicada à oração de Cristo, o Papa Bento XVI animou os católicos a serem testemunhas de oração constante e confiante a Deus.

Na Sala Paulo VI no Vaticano, Bento XVI explicou que os cristãos estão chamados atualmente a "serem testemunhas de oração, exatamente porque o nosso mundo está muitas vezes fechado ao horizonte divino e à esperança que leva ao encontro com Deus".

"Na amizade profunda com Jesus e vivendo n'Ele e com Ele a relação filial com o Pai, através da nossa oração fiel e constante, possamos abrir janelas ao Céu de Deus. É mais, percorrendo a via da oração (...) ajudamos os demais a percorrê-la", disse o Papa.

Líder lefebvrista: Não podemos aceitar preâmbulo doutrinal do Vaticano


ROMA, 30 Nov. 11 / 07:20 pm (ACI/EWTN Noticias)

O líder da Fraternidade São Pio X (FSSPX-lefebvristas), Bernard Fellay, assinalou que "é certo que este preâmbulo doutrinal não pode receber nossa adesão", em referência ao texto que contém os requisitos mínimos que devem aceitar para ingressar à plena comunhão da Igreja Católica entregue pelo Vaticano.

A Fraternidade São Pio X agrupa os seguidores do arcebispo Marcel Lefebvre que faleceu excomungado em 1988 por ordenar quatro bispos sem permissão do Papa.

Em 28 de novembro e em diálogo com o DICI, o órgão informativo lefebvrista, Fellay explicou que o preâmbulo doutrinal é "um documento que pode ser esclarecido e modificado, como assinala a nota que o acompanha. Não é um texto definitivo".

Pensamento (8)

"Apliquem-se a amar e sofrer amando. Quando adquirimos a perfeita sabedoria, então faremos tudo o que Deus deseja de nós."
Santa Margarita Maria

CNBB adverte sobre uso indevido de termos da doutrina católica por grupos que enganam os fiéis


BRASILIA, 30 Nov. 11 / 06:44 pm (ACI/EWTN Noticias)

Em nota pastoral emitida nesta quarta-feira a presidência da Conferência Nacional dos bispos do Brasil CNBB realizou uma advertência sobre algumas questões relativas ao uso indevido dos termos: católico, igreja católica, clero e outros por parte de grupos que se auto proclamam católicos enganando os fiéis.

“A CNBB, na defesa da verdade e da liberdade, considerou oportuno publicar a presente Nota Pastoral, destinada aos membros do episcopado, do clero, aos religiosos e a todos os fiéis leigos”, destaca a missiva dos bispos brasileiros em seu primeiro parágrafo.

Em Deus Espero um Milagre!


Filhos e filhas,

A música vai além das palavras. Basta observar nos momentos mais emocionantes de nossa vida, geralmente, há uma música relacionada. A palavra chega até a nossa razão, mas a música alcança a nossa emoção. Por esse motivo, ela é muito eficaz na evangelização.

E como Evangelizar é Preciso, tenho a graça de apresentar o meu mais recente trabalho fonográfico "Em Deus Um Milagre". Nessa mensagem, comentarei apenas a música de mesmo nome do CD. De minha composição, ela nos faz refletir como esperar em Deus um milagre. Devemos depositar toda a nossa confiança Nele e nos apropriar da graça que Ele derrama sobre nós.