20 de out. de 2011

O rock e as mensagens subliminares


Matéria retirada na integra do site Apostolado Spiritus Paraclitus:

Bandas de rock com vozes estranhas, mensagens subliminares

LEITOR
Nome: L. L. Souza(Fictício)
Enviada em: 4 de janeiro de 2011 09:54
Amazonas – AM , Brasil


PERGUNTA
Gostaria que tirassem minha duvida a respeito das bandas de rock, que falam com vozes estranhas (AC/DC, Guns N´ roses, Metallica, Rage againts the machine) e suas letras, se são mensagens subliminares, me explique. 


RESPOSTA
“As emoções e os sentimentos podem ser assumidos em virtudes ou pervertido em vícios. A perfeição do bem moral consiste em que o homem não seja movido ao bem exclusivamente pela vontade, mas também pelo coração.” (Catecismo da Igreja Católica, Parágrafos 1774 e 1775)
  
Querido amigo ficamos muito grato pelo seu contato conosco e desde já agradecemos por sua humildade e confiança.
  
Esse foi um tema sempre muito complexo em meio à sociedade pelo fato da diversidade de opiniões, porém a Santa Igreja sempre teve uma posição definida em relação a tudo que esse assunto pode ou não gerar, ao qual aqui tentaremos deixar explícito a você da melhor forma possível. Primeiramente detalharemos, conforme para melhor atender sua dúvida, o que vem a serem mensagens subliminares.
  
Em um trabalho acadêmico elaborado por Raquel Braz Ribeiro pode-se entender melhor o que isso vem a ser:
  
A psicologia é quem melhor define Subliminar: – Qualquer estímulo produzido abaixo do limiar da consciência, e que produz efeitos na atividade psíquica ou mental. A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e aceitamo-la como se tivéssemos sido hipnotizados. Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa.
  
De Raquel Braz Ribeiro (Trabalho acadêmico da cadeira de Comunicação Comparada do Centro Universitário Feevale – Novo Hamburgo – RS)
  
O objetivo destas mensagens é: Controlar a mente humana. As inserções de imagens, palavras, ícones ou idéias não podem ser percebidos pelo ser humano dotado de inteligência em um nível normal de consciência, portanto não lhe é dada a opção de aceitar ou rejeitar a mensagem, como acontece com a propaganda normalmente.
  
O “Rock” não é apenas um ritmo musical, mas implica uma filosofia de vida contendo todo um mundo de paixões que vem se espalhado no mundo inteiro arrastando milhões de pessoas a este ritmo que ludibria com um misto de mistérios e novidades. Mas como em todo sistema social formado por seres humanos, existe a “Vontade humana individual ou coletiva” para determinadas situações de escolhas e preferências, dessa forma os efeitos das músicas tornam-se mais maléficas ou não, quando reforçadas pela mensagem da letra e influência da personalidade dos artistas e, tudo isso pode gerar uma série de situações com conseqüências diferentes, sendo elas negativas ou positivas.
  
Sabemos que hoje muitas músicas estão repletas de palavrões, baixarias, até ofensas a Deus. Outras, como alguns rocks pesados, estão repletas de violência, pornografia, exaltação ao demônio, instigação ao sexo desordenado, etc. Tudo isso precisa ser evitado pelo cristão pois são portas que se abrem dando ocasiões ao consumo de drogas e liberação dos mais baixos instintos sexuais e de violência, também de práticas demoníacas, ocultismo e coisas semelhantes degradando a pessoa humana que é imagem e semelhança de Deus.
  
Citamos alguns exemplos explícitos, deixando até mesmo de ser subliminar as mensagens propagadas por algumas bandas de rock.

1.  A canção dos Beatles do ano de 1968: “The Devil’s White Album” (“O Álbum Branco do Diabo”). Esse foi o primeiro disco em que se transmitiu sinais ocultos através do inconsciente, para comunicar o “evangelho de Satanás”.
2.  A Banda System of a Down: Disco Toxicity 2011, música Chop Suey(Em, meu, suicídio justo Eu, choro, quando anjos merecem morrer, Pai, (mãe), Pai, (irmão), Pai, (fo..palavrão). Pai Em suas mãos eu entrego meu espírito, Pai, em suas mãos, por que você me abandonou?)
3.  Um compositor americano informa: “Escolhi o grupo de hard rock ‘ACDC’, porque essa abreviatura significa: “Anticrist, death to Christ” (“Anticristo, morra Cristo”). E esse grupo canta em louvor dos sinos do inferno: “Hells Bells”.
4.  Jhonny Potten (Joãozinho Podre) – Líder do grupo Sex Pistols declarou: “Sou um Anti-Cristo…Quero é destruir.”
5.  Alice Cooper em entrevista declarou: “Rebelião é a base para nosso grupo. Alguns dos jovens que nos escutam são dementes; mas eles olham para nós como heróis porque seus pais nos odeiam.”
6.  Rolling Stones, The Who, Black Sabbath, Led Zeppelin, Kiss (abreviatura de “Knights in Satan’s Service”- “Cavaleiros a Serviço de Satanás”) em uma música, cujo título é: “She is Satan’s Daugther” – tradução: “Ela é filha de Satã”

Para quem ama a família tudo isso é uma ofensa para quem a odeia isso é um prato cheio de ódio, escuridão e infelicidades.
  
Estes dentre outros grupos continuam a usar a sua música como incentivo a libertinagem, liberação de todos os impulsos sexuais levando à perversão à destruição físico-mental, moral e espiritual, drogas, distúrbios mentais, depressão, desvios de conduta e sexuais, homossexualismo, agressividade, violência, suicídio, assassínio, ruína interior, degradação humana e satanismo:
  
Essas mensagens em palavras são transmitidas pelo “reverse-masking-process”, ou seja, de trás para diante. Elas tornam-se imediatamente compreensíveis se tocarmos a música de trás pra frente.

 Além disso, utiliza-se conscientemente volume de sete decibéis acima da tolerância do sistema nervoso. Isso é exatamente calculado: quando os jovens ficam expostos a essa música durante um determinado tempo, surge uma espécie de depressão, revolta e agressividade. Eles não sabem porque; eles imaginam que no fundo nada mais fizeram do que ouvir música. Através da excitação do sistema nervoso chegou-se a esse resultado, isto é, produziu-se uma perturbação que impulsiona as pessoas a realizarem o ‘beat’ que ouviram durante toda a noite.

A isso somam-se sinais ocultos (subliminares). Trata-se de sons muito elevados, acima do limite da percepção do ouvido humano. Trata-se de uma harmonia da ordem de 30.000 oscilações por segundo. Os ouvintes não os percebem, porque trata-se de ultra-sons. Eles causa a produção de uma substância, pelo cérebro, que tem o mesmo efeito das drogas. Trata-se de uma droga natural, produzida pelo cérebro humano. Eles sentem-se estranhos, e essa é também a intenção: despertar neles a necessidade de drogas ou continuar com as sensações existentes.
Fonte de estudo: O Controle Total 666 Win Malgo

A música é capaz de estimular todos os tipos de sentimento e emoções, como adrenalina, paz, agitação, tranqüilidade e etc. Certas música, portanto, tem o poder de formar o caráter.
“Os os vários tipos de música, baseados nos vários modos, distinguem- se pelos seus efeitos sobre o caráter – um, por exemplo, operando na direção da melancolia, outro na da efeminação, um incentivando a renúncia, outro o domínio de si, um terceiro o entusiasmo, e assim por diante, através da série”(Aristóteles).
  
É verdade que desde seu início o rock por si próprio realmente acarreta uma série de estímulos negativos e por isso a Santa Igreja sempre repreendeu veementemente com moderação e equilíbrio cristão a muitas das heresias difundidas neste cenário. Mas nem tudo é somente negatividade, o Espírito Santo de Deus não é algo parado ou muito menos indiferente a realidades obscuras, por isso é que é Ele que “faz nova todas as coisas” e não julga somente pela aparente inércia da mudança de “estado”, e não ficaria indiferente em relação a este assunto. Em meio a tanta negatividade o Amor de Deus continua a fluir e a reverter situações, hoje as realidades estão mudando e aonde antes o pecado abundava a Graça de Deus começa a transbordar, a juventude católica junto tendo como guia a Santa Igreja Católica através da Inspiração do Espírito Santo tem adentrado a esse meio visando difundir a mensagem cristã que traz vida, alegria, felicidade, amizade, saúde, e tantos outros.
Citamos alguns testemunhos:

1.                     Eu tenho que agradece ao Rock Católico, se não fosse o White metal católico e Banda eterna e outras, eu ainda estaria na mesma vida de antes Curtindo bandas satanistas e indo a show dessas bandas. O Roqueiro não pode se converter e evangelizar em meio a outros que ainda estão perdidos.( Fabio Henrique: Fabiohenriquemetal@hotmail.com)
2.                     Já fui DJ, tocava um ambiente cheio de pecado, bebidas, Sexualidade desenfreada, e hoje, sou formador de Crisma, na minha paróquia, e A CRISTOTECA faz parte do nosso calendário, e os jovens são Surpreendidos, em saber que é possível ouvir o ritmo que eles gostam, mas com letras que remetem a Deus….(Marcos Morais , Fonte: www.downloadcatolico.com)
3.                     …Quantas e quantas graças e conversões testemunhei em shows de católicos, em eventos voltados para a juventude, que se iniciam com a celebração da Eucaristia e preenchem as pessoas com a mensagem de Deus FALADA EM SUA LINGUAGEM.  (Daniel, Fonte: www.downloadcatolico.com )
4.                     Faço parte de um ministério de música, e tocamos músicas de diversos ritmos, e é devido essa variedade de ritmos que consegue atrair a atenção de jovens (não para nós, mas para o diferente desse mundo “Cristo”) com gostos diferentes e tocar bem no fundo de seus corações.
“A música chega nos lugares mais profundos de nosso coração, onde nossas palavras já não conseguem mais chegar.” (Eraldo Matos – A.R.) e através da música já muitos corações Jovens que viviam na escuridão, tornarem-se “LUZ”, muitos jovens que não tinha, mais sentido de vida, que passaram a ser “SAL” para que outros jovens também conheçam a Cristo. (Nildo e Michelly, Fonte: www.downloadcatolico.com)

Hoje em dia percebemos tendências em resposta as novidades culturais: tendência conservadora e radical a dizer não a tudo; tendência tradicional que tende a responder em parte sim e em parte não; tendência liberal que tende a dizer sim a tudo(condenamos essa tendência claramente). O Apostolado adota a visão que não fere os preceitos Cristãos, pois não somos guiados a luz de tendência musical ou filosofias vãs e sim a luz da fé instruídos pela Santa Igreja Católica. A Santa Sé nos ensina a ter prudência em relação a todos os aspectos de nossa humanidade, por isso a salvação e tudo relacionado a Criação exige uma escolha individual que ao cristão é pautada a luz da fé que nos ensina a caminhar nas veredas da verdade. Porém é sempre você que irá decidir o que convêm ou não pra você, portanto as realidades estão ai e é possível sim ser santo sem deixar de ser cristão autentico, é possível sim mudarmos algo que era totalmente contrário ao seguimento de Cristo para algo totalmente santificado na perseverança do dia a dia de ser feliz ao centro do coração do Pai:
  
“O homem é dotado de razão e por isso é semelhante a Deus: foi criado livre e senhor de seus atos.” (Sto. Irineu, C.I.C. 1730)
  
O mau existe e sempre tentará danificar aquilo que Deus com Amor preparou a todo nós, porém o Amor Deus é infinitamente maior que o mau e aonde houver trevas nascerá o dia, essa capacidade Ele nos deu como dom de liberdade e a medida que aceitarmos esse amor nos tornaremos verdadeiramente livres:
  
“Quanto mais pratica o bem, mais a pessoa se torna livre. Não há verdadeira liberdade a não ser a serviço do bem e da justiça. A escolha da desobediência e do mal é um abuso de liberdade e conduz à “escravidão do pecado”. (C.I.C.1732)
  
Aqui meu querido amigo finalizamos este diálogo que nos instruiu e ensinou nos colocando à disposição para qualquer dúvida que ainda tenha ficado a respeito do que tentamos explicar a você.
  
Jesus Cristo seja razão de vossa esperança !

 
Atenciosamente, APOSTOLADO SPIRITUS PARACLITUS
Ivanildo de Oliveira Maciel Jr. ,
Silva Mendes


fonte
http://www.paraclitus.com.br/2011/xespaco-do-leitor/cartas-do-leitor/resposta-ao-leitor-bandas-de-rock-com-vozes-estranhas-mensagens-subliminares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário