27 de out. de 2011

Em videoconferência membro da Comissão de Bioética da CNBB aborda morte cerebral

REDAÇÃO CENTRAL, 26 Out. 11 / 08:28 pm (ACI)

A morte cerebral é verdadeira morte? É seguro fazer doação de órgãos imediatamente após constatação de morte cerebral? Para esclarecer esses e outros assuntos Pe. Hélio Luciano, membro da Comissão de Bioética da CNBB e doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina do Campus Biomedico di Roma (UNICAMPUS), na Itália, realizará uma videoconferência neste sábado, 29 de outubro, às 15h (horário de Brasilia).

O sacerdote realizará a conferência a convite da organização católica, Human Life International, organizadora do II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida que será realizado entre os dias 3 e 6 de novembro no Colégio São Bento, em São Paulo.

Segundo informa a nota de imprensa divulgando o evento, a morte cerebral é um dos temas abordados na dissertação de mestrado em Teologia Moral que o Pe. Hélio Luciano faz concomitantemente ao seu doutorado em Roma. Ademais, os internautas terão oportunidade de interatuar com o sacerdote enviando suas perguntas e comentários em tempo real.

Durante a videoconferência, o sacerdote apresentará questões morais levantadas pelo “President’s Council on Bioethics” no documento “Controversies in the determination of Death”, um documento dos Estados Unidos que muda os argumentos para a defesa da morte encefálica como morte. 
 
A conferência poderá ser vista por meio do site: http://congressoprovida.com.br/transmissao-ao-vivo

"Há um ano pesquiso sobre o assunto para minha tese doutoral sobre os Comitês Éticos Nacionais nos países em via de desenvolvimento com especial ênfase sobre a América Latina.

O interesse pelo assunto cresceu e a discussão precisa contar com vozes comprometidas com a defesa da vida", diz Pe. Hélio Luciano.

Além da contribuição para a formação de militantes pró-vida, a videoconferência do próximo sábado é uma forma de divulgação do II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida, que começará na próxima quinta-feira, 3 de novembro, e também será transmitido pela internet.

A programação do evento estende-se até o dia 6 de novembro, e tem como principais públicos o clero católico, assim como religiosos e religiosas (nos dias 3/11 e 4/11) e os leigos de forma geral (nos dias 5/11 e 6/11). Este ano o Congresso contará com a participação de jovens blogueiros pró-vida, como o pernambucano, Jorge Ferraz (www.deuslovult.org), ganhador do Top100 do Prêmio TopBlog2011; e o maranhense, Wagner Moura (www.diasimdiatambem.com), escolhido em maio pelo Vaticano como participante do primeiro encontro de blogueiros promovido pelo Pontíficio Conselho das Comunicacões Sociais e pelo Pontifício Conselho da Cultura, além de outros líderes pró-vida do Brasil e do exterior.

Para mais informações sobre o II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida visite: www.congressoprovida.com.br

Serviço:
Videoconferência "Morte Cerebral e Defesa da Vida"
Data: Sábado, 29 de novembro, às 15h (horário de Brasília)
 
fonte:  ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário