28 de out. de 2011

Caçadores de mitos: mitos sobre a Igreja Católica

Caçadores de mitos: mitos sobre a Igreja Católica
Aqui estão algumas coisas usadas pelas seitas para fazer proselitismo aos ‘católicos ignorantes’ para seu rebanho. Tenho que agradecer pelo blog Cross the Tiber pela publicação desses mitos sobre a Igreja Católica.

Como os católicos rejeitam a tradição da sola fide (‘somente pela fé ‘), eles acham que podem trabalhar seu caminho para o Céu e acreditam que são salvos pelas obras. ERRADO 

Os católicos pensam que o papa não peca. ERRADO

Os católicos crucificam Cristo a cada missa (ou pelo menos pensam que sim). ERRADO

Concurso para a Letra do Hino Oficial da JMJ 2013 será lançado este domingo

RIO DE JANEIRO, 27 Out. 11 / 07:12 pm (ACI/EWTN Noticias)

O Instituto JMJ RIO2013 lançará neste domingo, 30, o concurso para escolher a letra do Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013. O anúncio do concurso e os detalhes do regulamento serão dados pelo presidente do Instituto e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, durante a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), na Cidade do Samba, a partir das 9h.
 
Assim como a Logomarca, o Hino faz parte da identidade da JMJ. Será a canção que animará e embalará os preparativos e a realização do evento que irá trazer o papa Bento XVI ao Brasil para este tradicional encontro com os jovens. O concurso da Logo foi iniciado no dia 18 de setembro e termina no dia 31 deste mês.

Discurso do Papa Bento XVI no encontro inter-religioso em Assis

Queridos irmãos e irmãs,
distintos Chefes e representantes das Igrejas e Comunidades eclesiais e das religiões do mundo,
queridos amigos,

Passaram-se vinte e cinco anos desde quando pela primeira vez o beato Papa João Paulo II convidou representantes das religiões do mundo para uma oração pela paz em Assis. O que aconteceu desde então? Como se encontra hoje a causa da paz? Naquele momento, a grande ameaça para a paz no mundo provinha da divisão da terra em dois blocos contrapostos entre si. O símbolo saliente daquela divisão era o muro de Berlim que, atravessando a cidade, traçava a fronteira entre dois mundos. Em 1989, três anos depois do encontro em Assis, o muro caiu, sem derramamento de sangue. Inesperadamente, os enormes arsenais, que estavam por detrás do muro, deixaram de ter qualquer significado. Perderam a sua capacidade de aterrorizar. A vontade que tinham os povos de ser livres era mais forte que os arsenais da violência. A questão sobre as causas de tal derrocada é complexa e não pode encontrar uma resposta em simples fórmulas. Mas, ao lado dos factores económicos e políticos, a causa mais profunda de tal acontecimento é de carácter espiritual: por detrás do poder material, já não havia qualquer convicção espiritual. Enfim, a vontade de ser livre foi mais forte do que o medo face a uma violência que não tinha mais nenhuma cobertura espiritual. Sentimo-nos agradecidos por esta vitória da liberdade, que foi também e sobretudo uma vitória da paz. E é necessário acrescentar que, embora neste contexto não se tratasse somente, nem talvez primariamente, da liberdade de crer, também se tratava dela. Por isso, podemos de certo modo unir tudo isto também com a oração pela paz.

27 de out. de 2011

Catequese do Papa: o amor vence o mal

Intervenção na audiência geral de 26/10/2011

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 26 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos, a seguir, a catequese que o Santo Padre pronunciou hoje aos peregrinos reunidos na Sala Paulo VI, onde o Papa presidiu uma Celebração da Palavra em preparação do Dia de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e a Justiça no mundo, “Peregrinos da verdade, peregrinos da paz”.

* * *

Em videoconferência membro da Comissão de Bioética da CNBB aborda morte cerebral

REDAÇÃO CENTRAL, 26 Out. 11 / 08:28 pm (ACI)

A morte cerebral é verdadeira morte? É seguro fazer doação de órgãos imediatamente após constatação de morte cerebral? Para esclarecer esses e outros assuntos Pe. Hélio Luciano, membro da Comissão de Bioética da CNBB e doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina do Campus Biomedico di Roma (UNICAMPUS), na Itália, realizará uma videoconferência neste sábado, 29 de outubro, às 15h (horário de Brasilia).

Falta de liberdade religiosa obriga cristãos a fugirem do Irã

Roma, 04 Out. 11 / 11:45 am (ACI)

A ONG Christian Solidarity Worldwide informou à agência Fides que onze cristãos fugiram do Irã porque um grupo denominado "os soldados desconhecidos do Imam Oculto" enviaram correios eletrônicos afirmando que se estes não se arrependerem "serão eliminados sem piedade".

Conforme informou Fides esta segunda-feira, os "soldados desconhecidos" são acusados de ter vínculos com a inteligência secreta iraniana. De acordo com uma fonte cristã, "a ameaça deve ser levada muito a sério".

Música pode abrir horizontes para meditar sobre a vida eterna, afirma o Papa


Vaticano, 24 Out. 11 / 05:51 pm (ACI)

A Orquestra da Ópera do Estado da Baviera (Alemanha) mais conhecido como a Bayerische Staatsoper, e o coro juvenil Audi Jugend Chor Akademie, ofereceram um concerto para o Papa Bento XVI sob a baqueta do Professor Kent Nagano e do Professor Audi Jugendchorakademie respectivamente.

No dia 22 de outubro, desde a Sala Paulo VI do Vaticano e com a interpretação da soprano Eri Nakamura, o contralto Okka von der Damerau, e do baixo Steven Humes, a Bayerische Staatsoper interpretou para o Bento XVI a Sinfonia n.9 em Ré Menor e o Te Deum de Anton Bruckner.

25 de out. de 2011

Papa canoniza 03 novos santos - dois italianos e uma espanhola

Novos santos: Guido Maria Conforti, Luis Guanella e Bonifácia Rodriguez de Castro

ROMA, domingo, 23 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – A Igreja Católica ganhou três novos santos na manhã deste domingo. Na Praça São Pedro, Bento XVI presidiu à Missa de canonização de Guido Maria Conforti (bispo), Luis Guanella (sacerdote, ambos italianos) e da religiosa Bonifácia Rodriguez de Castro (espanhola). 

Em sua homilia – segundo refere Rádio Vaticano –, o Papa recordou que hoje celebramos, com toda a Igreja, o Dia Mundial das Missões, “celebração anual que se propõe a despertar o impulso e o compromisso com a missão”. 

E “louvemos ao Senhor pelos três novos Santos”, prosseguiu, relembrando as palavras do Evangelista Mateus, na passagem em que os fariseus se reuniram para colocar Jesus à prova (cfr 22,34-35) e Ele foi questionado por um doutor da Lei.

24 de out. de 2011

Deus existe?



“Do nada, nada se cria. Se não tivermos alguma coisa para começar, não chegaremos a produzir nada. Portanto, se não existisse um Ser Eterno e Todo-Poderoso, simplesmente não existiria mundo algum, não existiriam nem árvores nem animais, não existiríamos nem você nem eu.”

Se formos acordados no meio da noite pelo ruído de um abajur derrubado no andar de baixo, qual será o primeiro pensamento que nos virá à cabeça? “Há um ladrão na casa!”, imaginaremos com um sobressalto. A seguir, enquanto prendemos a respiração e aguçamos os ouvidos para descobrir se os ruídos se repetem, a nossa mente buscará ansiosamente alguma outra explicação: Será que deixamos a janela aberta, e o vento derrubou a lâmpada? Ou terá sido apenas o gato, nas suas andanças noturnas? Ou então uma das crianças que se levantou no meio da noite para ir buscar alguma coisa na cozinha? 

80% dos matrimônios com problemas que recorrem à Igreja superam suas dificuldades

MADRI, 03 Out. 11 / 01:54 pm (ACI/Europa Press)

Uma recente pesquisa indica que 80% dos matrimônios que vão aos Centros de Orientação Familiar (COF) da Igreja Católica conseguem superar seus problemas, conforme assinala a perita em Psicoterapia Breve e orientadora familiar Marta Pedraz no número deste mês da revista Palavra, diante do aumento de 3,9 por cento em 2010 das rupturas matrimoniais na Espanha, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) da Espanha.

"A orientação familiar é uma disciplina terapêutica com técnicas e métodos específicos, que busca ajudar os casais e as famílias a superarem as dificuldades, a sanar as relações disfuncionais e a fortalecer os vínculos", explica.

Apresentação da plataforma digital "Aleteia" no Vaticano


CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 20 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos, a seguir, a apresentação da nova plataforma digital Aleteia, realizada pelos seus diretores, Jesús Colina e Guillaume Anselin, no primeiro encontro internacional de novos evangelizadores, organizado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização no Vaticano, no último sábado.

***
Se vocês têm de cozinhar algo especial para os seus convidados, onde procuram a receita? Se querem saber quando viveu Michelangelo e admirar suas obras, onde buscam? Acho que todos os presentes dariam a mesma resposta: na internet.


A internet se tornou o lugar das respostas às perguntas das pessoas, inclusive às perguntas relacionadas à fé e ao sentido da vida: quem é Deus? Existe vida depois da morte? Por que a Igreja? Como se reza?

21 de out. de 2011

O Catecismo da Igreja Católica


O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja Católica, fiel e iluminado pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja.

Trata-se de um texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica, com o qual pode-se conhecer o que a Igreja professa e celebra, vive e reza em seu cotidiano. Ele foi organizado de maneira a expor em linguagem contemporânea os elementos fundamentais e essenciais da fé cristã. Neste livro encontram-se orientações para o católico comprometido com sua fé. É também oferecido a todo homem que deseja perguntar à Igreja e conhecer o que a Igreja crê.

20 de out. de 2011

O rock e as mensagens subliminares


Matéria retirada na integra do site Apostolado Spiritus Paraclitus:

Bandas de rock com vozes estranhas, mensagens subliminares

LEITOR
Nome: L. L. Souza(Fictício)
Enviada em: 4 de janeiro de 2011 09:54
Amazonas – AM , Brasil


PERGUNTA
Gostaria que tirassem minha duvida a respeito das bandas de rock, que falam com vozes estranhas (AC/DC, Guns N´ roses, Metallica, Rage againts the machine) e suas letras, se são mensagens subliminares, me explique. 

Documentos da Igreja

Afinal, quais são os documentos que a Igreja usa, e quais as diferenças de um para outro?

Esses são classificados de acordo com seus objetivos e tratam de assunto de doutrina, moral, governamentais, disciplinares e outros temas que achem necessários ou oportunos.

Os documentos oficiais da Santa Sé são escritos em latim e devem ser publicados no periódico oficial que é a Revista Acta Apostolicae Sedis. Vigoram após três meses a contar da data de sua publicação.

Os nomes dos documentos são nomeados por incipit, ou seja, conforme as primeiras palavras do documento. A palavra incipit significa iniciar, principiar.

Conhecendo mais sobre os documentos escritos por nossos padres conhece-se mais sobre a nossa Igreja e fortalece-se cada vez mais na fé, fazendo com que o fiel persevere em sua caminhada com Cristo.

Os  documentos emitidos pela Santa Sé são:

  1. Bula
  2. Breve
  3. Rescrito
  4. Motu Proprio
  5. Encíclica
  6. Constituição
  7.  Exortação Apostólica
  8.  Cartas Apostólicas

18 de out. de 2011

Pensamento (2)

“Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica. Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos.”
 
[São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.]

Relíquias dos Santos

Relíquias dos Santos 

Que coisa é uma relíquia e o que ela representa na Igreja Católica? 

A palavra relíquia tem origem no latim reliquiae, resto. É uma memória física, o testemunho vivo de um Santo ou de um Beato. Na Igreja sempre teve um valor muito grande, porque nos transporta a um momento histórico concreto como um resto, uma presença, uma passagem histórica… Um outro valor que tem a relíquia é a relação física que o Santo teve com a Eucaristia, com o Senhor Deus, uma relação também sagrada. O valor do corpo de um baptizado, pela união da graça, é um corpo-templo do Espírito Santo. Mas o corpo de um Santo é ainda mais comunhão de graça com Deus, porque viveu na sua carne esta santidade, e o seu corpo foi habitado pela mesma Graça em maneira solene. A relíquia permite manter-nos quase em contacto com este corpo. Na história, as relíquias tiveram também um papel importante no combate contra o espírito do mal, porque a relíquia não é amada pelo diabo, pois é a realidade física que teve uma relação especial com a graça.

Necrópole vaticana amplia percurso até o Sepulcro de São Pedro

 
ROMA, 17 Out. 11 / 11:11 am

O Presidente da Fábrica de São Pedro do Vaticano, o Cardeal Angelo Comastri, inaugurou um novo espaço turístico e de peregrinação religiosa sob a Basílica de São Pedro no Vaticano, uma nova parte da Necrópole Vaticana que data dos primeiros séculos depois de Cristo e que leva até a tumba de São Pedro.

Na apresentação do espaço, celebrada no dia 12 de outubro, participaram o Presidente da Fundação Pró Música e Arte Sacra, Hans Albert Courtia; e o diretor científico dos trabalhos para a Fábrica de São Pedro, Pietro Zander.

Vaticano e Bispos da Itália deploram violência e destruição de imagem da Virgem de Lourdes em Roma

foto EFE
Vaticano, 17 Out. 11 / 06:08 pm

O Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, deplorou a violência e a destruição de um crucifixo e uma imagem da Virgem da Lourdes durante a manifestação dos "indignados" em Roma que se uniram ao protesto mundial (15- O, em referência a 15 de outubro) deste movimento surgido na Espanha.


No sábado 15 de outubro um grupo de vândalos em Roma saquearam lojas e bancos, queimaram veículos e enfrentaram as forças da ordem. Faziam parte de uma manifestação que começou na Praça da República e que terminou na Plaza São João do Latrão na Cidade Eterna.
 William Glisson Jr. (foto Sara Webb, The Catholic Standard and teme)
FILADELFIA, 17 Out. 11 / 12:43 pm

No próximo 23 de outubro, o Beato Luigi Guanella, fundador dos Servos da Caridade, será declarado santo e o milagre que permitirá sua canonização é a surpreendente cura de um jovem da Pennsylvania, Estados Unidos, a quem os médicos não deram chance de recuperação após sofrer um severo acidente enquanto patinava.

O protagonista da cura milagrosa se chama William Glisson Jr. e tinha 21 anos quando em março de 2002 caiu de cabeça por patinar para trás na rua. Ficou em estado de coma e os médicos fizeram cinco cirurgias, incluindo duas para unir as peças de seu crânio. Os especialistas esperavam que o jovem apresentasse uma lesão cerebral permanente.

3 de out. de 2011

Pensamento (1)


"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem sentir-se melhor e mais feliz."

[Madre Teresa de Calcutá]

Catequese do Papa: Deus dá sentido à vida


Intervenção na audiência geral de hoje

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de setembro de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos, a seguir, a catequese que o Papa Bento XVI dirigiu hoje aos fiéis reunidos para a audiência geral.

* * *
Queridos irmãos e irmãs:

Como vocês sabem, da quinta-feira passada até domingo, realizei uma visita pastoral à Alemanha; estou contente, portanto, por acolher a ocasião da presente audiência para percorrer com vocês os intensos e maravilhosos dias transcorridos no meu país de origem. Atravessei a Alemanha de norte a sul, de leste a oeste: de Berlim a Erfurt e deEichsfeld a, finalmente, Freiburg, cidade próxima da fronteira com a França e a Suíça. Agradeço, em primeiro lugar, ao Senhor, pela possibilidade que me ofereceu de reunir-me com as pessoas e falar de Deus, de rezar unidos e de confirmar os irmãos e irmãs na fé, segundo o especial mandato que o Senhor confiou a Pedro e aos seus sucessores. Esta visita, desenvolvida sob o lema “Onde há Deus, há futuro”, foi realmente uma festa da fé: nos diversos encontros e conversas, nas celebrações, especialmente nas solenes Missas com o povo de Deus. Estes momentos foram um belíssimo presente que nos fez perceber, novamente, como Deus dá à nossa vida o sentido profundo, a verdadeira plenitude, que só Ele nos dá, concedendo a todos um futuro.

Bento XVI: Deus tem um projeto para seus amigos


Intervenção durante a oração do Ângelus

CIDADE DO VATICANO, domingo, 2 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos, a seguir, as palavras que Bento XVI dirigiu hoje aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a oração mariana do Ângelus.

***
Queridos irmãos e irmãs:

O Evangelho deste domingo termina com uma advertência de Jesus, particularmente severa, dirigida aos chefes dos sacerdotes e aos anciões do Povo: “Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e entregue a um povo que produza frutos” (Mt 21,43). São palavras que fazem pensar na grande responsabilidade de quem, em cada época, está chamado a trabalhar na vinha do Senhor, especialmente com função de autoridade, e impusionam a renovar a plena fidelidade a Cristo. Ele é “a pedra que os construtores rejeitaram” (cf. Mt 21,42), porque o julgaram como inimigo da lei e perigoso para a ordem pública, mas Ele mesmo, rejeitado e crucificado, ressuscitou, tornando-se a “pedra angular” na qual podem se apoiar com absoluta segurança os fundamentos de cada existência humana e do mundo inteiro. Desta verdade fala a parábola dos vinhadores infiéis, aos quais um homem havia confiado sua própria vinha, para que a cultivassem e recolhessem os frutos. O proprietário da vinha representa o próprio Deus, enquanto a vinha simboliza o seu povo, assim como a vida que Ele nos doa, para que, com sua graça e o nosso compromisso, façamos o bem. Santo Agostinho comenta que “Deus nos cultiva como um campo para nos tornarnos melhores” (Sermão 87, 1, 2: PL 38, 531).