17 de nov. de 2011

Festival Halleluya - História

O Halleluya é o maior festival de artes integradas do Brasil. Teve início em Fortaleza-CE, em 1997, e se expandiu para outras cidades, como: Natal-RN, São Luís-MA, Salvador-BA, Aracaju-SE; e também para outros países: Israel, França, Inglaterra; através da Comunidade Católica Shalom.

Tudo começou em 1995, quando o Projeto Juventude, o setor jovem da Comunidade Shalom, realizou uma festa para os jovens que recebeu o nome de Trifest, porque tinha a duração de três dias. Em 1997, uma idéia ousada transformou o evento de pequeno porte em um evento arrojado e ousado. Nascia, assim, o Halleluya, que durante seus primeiros oito anos aconteceu no Parque do Cocó, na cidade de Fortaleza/CE.

Com a crescente adesão do público, o Halleluya precisou ser transferido para um espaço mais amplo. Foi então que mudou de endereço e montou sua arena no Condomínio Espiritual Uirapuru no ano de 2005. O espaço fica próximo ao estádio Castelão, que atualmente passa por reformas visando sediar jogos da Copa do Mundo em 2014. Essa primeira edição realizada no Condomínio atraiu 350 mil pessoas. No ano seguinte, em 2006, chegou-se à marca dos 400 mil participantes.

O evento foi pioneiro no intercâmbio entre artistas e bandas locais e as do cenário do sul e sudeste do país. Artistas de gravadoras renomadas já passaram pelo palco do evento, como Pe. Fábio de Melo, Adriana, Dominus, Cantores de Deus, Adoração e Vida, Dunga. E, neste ano, o evento contará com a participação da banda de rock católico Rosa de Saron.


Festival Halleluya 2010

A partir de 2010, o evento se transformou em Festival. O público chegou a 800 mil pessoas nas cinco noites de realização. As atrações foram: Italo e Renno, Netinho, Adoração e Vida, Cantores de Deus, Tribo Maranata, Suely Façanha, Alto Louvor, Adriana, Batista Lima, Comunidade Recado, Cosme, Davidson Silva, Diego Fernades, Dominus, Flavinho, Ir. Kelly Patricia, Maninho, Kyrios Dei, Missionário Shalom, Pe. Fabio de Melo e ShalomGod.


Números do Festival Halleluya em 2010

Foram coletadas 421 bolsas de sangue, 312 doadores de medula óssea, 115 atletas competindo no Halleluya Adventure, 50 mil acessos no site (www.festivalhalleluya.org), nos meses de junho e julho, 40 mil no Blog (www.blog.fastivalhalleluya.org), no mês de julho, e 1751 seguidores no Twitter. O palco principal do evento contou com 80 profissionais entre produtores artísticos, diretores, maquiadores, figurinistas, camareiras, DJ’s, programadores; 4 coreógrafos; 30 bailarinos; 187 músicos e 38 técnicos. Novidades não faltaram: O Missionário Shalom lançou o CD “DE MALAS PRONTAS” e Davidson Silva lançou o CD “Tomé” .

Nesse ano, nasceu também o Halleluya Adventure, no qual aconteceram campeonatos de “street skate”, “bmx”, patins, entre outros.

Em meio às visitas ilustres do Halleluya, destaque para a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que reúne uma multidão no Círio de Nazaré em Belém/PA.

[ Fonte: Site www.comshalom.org/halleluya - http://www.festivalhalleluya.org/o_halleluya.php#.TrkWa0P7iW4 ]


Em 2011 – Festival Halleluya Rio

Uma vez que a cidade do Rio de Janeiro sediará em 2013 a Jornada Mundial da Juventude, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, conhecedor da história do Halleluya em Fortaleza, pediu aos membros consagrados da Comunidade Shalom que vivem na Cidade Maravilhosa que organizassem um evento nos moldes do que acontece no Nordeste, visando promover uma mobilização e aquecimento para a JMJ 2013.

Certos da graça de Deus, que se manifestará por meio do Halleluya Rio, todos os membros consagrados da Missão RJ, juntamente com vários voluntários da Obra Shalom, se dispuseram a contribuir para a organização e realização desse grande desafio.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESSA HISTÓRIA. VOCÊ TAMBÉM PODE COLABORAR PARA A REALIZAÇÃO DO I FESTIVAL HALLELUYA RIO.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E FAÇA A SUA PARTE.

Comunidade Católica Shalom – Missão RJ
Rua Bento Lisboa, 112 – Catete
Rio de Janeiro – RJ
Tel: 21 3251-4851

Nenhum comentário:

Postar um comentário