30 de nov. de 2011

Pensamento (7)

"Antes da Comunhão... suplica a esta bondosa Mãe que te empreste seu coração para receber nele a seu Filho com suas próprias disposições."
São Luis Maria Griñón de Monfort

Pequenas igrejas, grandes negócios!

Sem dúvida nenhuma, despertou no meu interior o desejo de escrever este artigo, baseado numa matéria publicada no dia 23 de junho do corrente ano, que fazia referência a proliferação das seitas em locais carentes.

O primeiro susto, ou melhor, a primeira pergunta que nasceu dentro de mim foi: será que Cristo fundou 300 igrejas (seitas) numa cidade satélite com um pouco mais de 100.000 habitantes? A coerência diante da História rapidamente respondeu minha pergunta através dos fatos ocorridos. Um dos grandes erros da Reforma foi afirmar que só a escritura basta, levando como conseqüência a livre interpretação da palavra de Deus. Neste fato já respondemos ao porquê da proliferação de tantas “igrejinhas”. É muito simples de fundar: aluga uma garagem, ou na própria casa, pega a bíblia e começa o grande empreendimento.

Faço esta afirmação porque por detrás de tantas seitas está o dinheiro e o engano das pessoas, alcançado durante sua permanência no culto numa verdadeira lavagem cerebral. Tudo começa com a afirmação de que a pessoa está endemoninhada, que sua vida está amarrada (pela falta de emprego, por ser pobre, por passar dificuldades, etc.). Então a pessoa é chamada a arriscar. Neste momento o pastor usa uma voz distorcida imitando as “vozes do além”, a música e os focos de luzes do teatro estão estrategicamente a postos para provocar a histeria coletiva: pessoas desmaiam, têm ataques psicológicos que produzem efeitos no subconsciente e a conclusão sempre é a mesma: o demônio. É até engraçado!…

Jogando pôquer com o diabo

Vamos Jogar pôquer, “seu” diabo?

Eu sei que estarei arriscando, ou mesmo comportando-me de um modo meio maluco: Mas… Sempre desejei jogar pôquer com o diabo.

O convidei e o diabo aceitou!

Começamos o jogo…

Ele jogou a primeira carta; nela estava escrito PREOCUPAÇÃO.

O diabo usa esta carta com freqüência: preocupação com o passado, preocupação com o presente, preocupação com quando eu penso que não sou um sucesso, preocupação quando estou cheio de ambição e cheio daquele sentimento de afirmação da minha personalidade, preocupação quando começo a sentir ciúmes, preocupação quando penso o que os outros estão falando de mim, preocupação sobre aminha idade avançada…

26 de nov. de 2011

Quem é Satanás realmente?

Palestra do padre Gabriel Amorth no Umbria International Film Fest
por Lucas Marcolivio

TERNI, quinta-feira, 24 de novembro, 2011 (ZENIT.org) - Quem é o diabo? Qual é seu nome real? Quão poderoso é? Como se manifesta a sua obra destruidora nas vidas dos homens?
Estas e outras perguntas semelhantes foram respondidas pelo Padre Gabriel Amorth, célebre exorcista italiano, em uma vídeo-intrevista projetada ontem à tarde durante o Umbria International Film Fest, pouco antes da projeção do filme O rito de Mikael Hafstrom, cujo objeto é precisamente o exorcismo.


O diabo, disse o padre Amorth, é essencialmente "um espírito puro criado por Deus como um anjo". Como os homens, também os anjos foram submetidos à uma prova de obediência, que Satanás – que era o mais brilhante dos espíritos celestes - se rebelou.

Satanás é, portanto, o primeiro diabo da história sagrada, e o mais poderoso de todos. Assim como no céu, com os santos e anjos, nas suas várias categorias, também no inferno há uma hierarquia. Enquanto o Reino de Deus é governado pelo amor, o reino de Satanás é dominado pelo ódio. "Os demônios se odeiam entre si e a sua hierarquia é baseada no terror", disse o padre Amorth.

Humanidade busca a esperança e o amor de Deus, assegura o Papa

Vaticano, 24 Nov. 11 / 09:11 pm (ACI/EWTN Noticias)

Ao receber na manhã de hoje os participantes do encontro da Cáritas italiana que este ano celebra seu 40º aniversário, o Papa Bento XVI exortou a prosseguir em sua missão de ajuda aos necessitados, dando-lhes a esperança que só Deus oferece e que eles e a humanidade inteira procuram.

Em seu discurso aos mais de doze mil participantes do encontro que foram a Roma, o Santo Padre precisou que "a humanidade não necessita apenas de benfeitores, mas de pessoas simples e concretas que como Jesus saibam ficar ao lado dos irmãos compartilhando suas fadigas".

Pensamento (6)

"Ao Coração de Jesus agradam muito os serviços dos pequenos e humildes de coração, e paga com bênçãos seus trabalhos."
Santa Margarita Maria

25 de nov. de 2011

Ser sacerdote é o "trabalho" mais feliz, revela estudo


WASHINGTON DC, 24 Nov. 11 / 12:12 pm (ACI/EWTN Noticias)

Um estudo da Universidade de Chicago publicado pela revista Forbes mostrou que o sacerdócio é o "trabalho" mais feliz do mundo, e o segundo lugar é o trabalho de bombeiro.

O estudo mostrou que as pessoas se sentem mais satisfeitas com trabalhos que não coincidem necessariamente com o êxito econômico, mas com o serviço e a entrega ao próximo.

Processo de concessão de serviços à TV Canção Nova foi legal e transparente


Cachoeira Paulista, 24 Nov. 11 / 02:19 pm (ACI)

Segundo informou ACI Digital ontem, 23, o Ministério Público Federal em Guaratinguetá (SP) pediu a anulação das concessões da TV Canção Nova e da TV Aparecida alegando que estas foram outorgadas "sem a observância de processo de licitação obrigatório”. Em nota oficial enviada ao grupo ACI a Superintendência de Assuntos Jurídicos da Canção Nova, afirmou que o processo pelo qual obtiveram a Concessão dos Serviços” foi absolutamente legal e transparente”.

“Ainda não fomos formalmente citados para a defesa e não conhecemos o inteiro teor das acusações que pesam contra nossa geradora de TV”, afirma a nota da Canção Nova.

Pensamento (5)

"Alguns se atormentam buscando a maneira de amar a Deus. Estas pobres almas não sabem que não há nenhum método para amá-lo que não seja fazer o que lhe agrada."
São Francisco de Sales

Anunciar o Evangelho àqueles que não o conhecem, exorta o Papa


Vaticano, 23 Nov. 11 / 07:35 pm (ACI/EWTN Noticias)

Como é habitual logo depois de uma viagem internacional, o Papa Bento XVI recordou na audiência geral desta quarta-feira sua visita ao Benin na África Ocidental e animou os fiéis a trabalharem pela reconciliação e a paz, comprometendo-se na tarefa de anunciar o Evangelho àqueles que ainda não o conhecem.

Na Sala Paulo VI no Vaticano, o Papa recordou as etapas de sua viagem entre os dias 18 e em 20 de novembro, começando pela visita à Basílica da Imaculada Concepção no Ouidah, onde depositou aos pés da Virgem os frutos da Segunda Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos.

24 de nov. de 2011

Canção Nova, Mudanças na Grade e o MPF


Não me sinto o mais capacitado a tratar do tema, mas creio ter a obrigação de manifestar alguns pensamentos acerca das duas matérias anteriores.

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a TV Canção Nova e toda a direção da Canção Nova. Foi corajosa a atitude e acertada – sob a minha óptica. Só não tenho como analisar se a sua proporção também foi acertada, vou tentar explicar nas linhas abaixo.

TVs Aparecida e Canção Nova poderiam ter suas concessões anuladas pelo MPF

SÃO PAULO, 23 Nov. 11 / 06:31 pm (ACI)

Segundo informou a Folha de São Paulo, o Ministério Público Federal em Guaratinguetá (SP) entrou com duas ações civis públicas pedindo a anulação das concessões da TV Canção Nova e da TV Aparecida, realizadas em 1997 e 2001, respectivamente.

O pedido ocorre logo depois do anúncio oficial da retirada dos programas conduzidos por personalidades envolvidas na vida política, incluindo um membro do partido do governo (o PT), o deputado estadual Edinho Silva e o deputado Federal Gabriel Chalita (PMDB).

Canção Nova retira programas conduzidos por lideranças políticas da programação

REDAÇÃO CENTRAL, 23 Nov. 11 / 02:54 pm (ACI)

Segundo a informação divulgada na segunda-feira 21 pela Folha de São Paulo, a rede Canção Nova de rádio e televisão retirou do ar programas até então conduzidos por lideranças que atuam no campo da política devido a reações negativas ao programa Justiça e Paz, conduzido pelo líder do PT em São Paulo, Edinho Silva.  

A nota deste 21 de novembro da Folha afirmava que a Canção Nova, “emissora de rádio e TV ligada ao movimento católico Renovação Carismática, resolveu tirar do ar os programas comandados pelos deputados federais Gabriel Chalita (PMDB-SP) e Eros Biondini (PTB-MG), pelos estaduais Edinho Silva (PT-SP), Paulo Barbosa (PSDB-SP) e Myriam Rios (PDT-RJ), e pela primeira-dama paulista, Lu Alckmin”.

Alma de Cristo

Filhos e filhas,

Nesta mensagem quero compartilhar uma oração que gosto e rezo muito: “Alma de Cristo”. A autoria é atribuída a Santo Inácio de Loyola, um santo que, quando canonizado, foi reconhecido como uma alma maior que o mundo. E somente uma pessoa com a “alma maior que o mundo” poderia compor uma oração que justamente invoca a Alma de Cristo.

A palavra alma vem do grego ânima, que quer dizer sopro, vida. Por isso, sugiro: quando estiver cansado, abatido, um pouco “sem vida”, reze à Alma de Cristo para que a força de Jesus seja a sua força!

23 de nov. de 2011

Pensamento (4)

"Apesar de toda oposição, este Divino Coração eventualmente triunfará. Ditosos os que foram instrumentos para estabelecer seu Reinado."
Santa Margarita Maria

18 de nov. de 2011

Pensamento (3)

"...Procuremos sempre ver as virtudes e coisas boas que veríamos nos outros e tapar seus defeitos com nossos grandes pecados... ter a todos por melhores do que nós..."
Santa Teresa de Jesus

Vaticano toma medidas legais pela ofensa da Benetton ao Papa


Vaticano, 17 Nov. 11 / 12:38 pm (ACI)

A Secretaria de Estado do Vaticano informou hoje que ordenou os seus advogados a realizarem as ações legais correspondentes contra a Benetton pelo montagem de fotos ofensiva na qual se apresenta o Papa Bento XVI beijando um imã muçulmano.

17 de nov. de 2011

Festival Halleluya - História

O Halleluya é o maior festival de artes integradas do Brasil. Teve início em Fortaleza-CE, em 1997, e se expandiu para outras cidades, como: Natal-RN, São Luís-MA, Salvador-BA, Aracaju-SE; e também para outros países: Israel, França, Inglaterra; através da Comunidade Católica Shalom.

Tudo começou em 1995, quando o Projeto Juventude, o setor jovem da Comunidade Shalom, realizou uma festa para os jovens que recebeu o nome de Trifest, porque tinha a duração de três dias. Em 1997, uma idéia ousada transformou o evento de pequeno porte em um evento arrojado e ousado. Nascia, assim, o Halleluya, que durante seus primeiros oito anos aconteceu no Parque do Cocó, na cidade de Fortaleza/CE.

16 de nov. de 2011

Festival Halleluya - Solte a sua voz!



Cientistas conseguem comunicar-se com pacientes em suposto "estado vegetativo"

LONDRES, 15 Nov. 11 / 04:43 pm (ACI/EWTN Noticias)

Uma investigação do Centro para o Cérebro e a Mente da Universidade de Ontario Ocidental no Canadá mostrou que os pacientes que parecem estar em um estado de inconsciência permanente ou mal chamado "estado vegetativo" têm consciência e podem entender o que se diz ou acontece ao seu redor.


O usualmente chamado "estado vegetativo" é um transtorno no qual se acredita que a pessoa –vítima de uma lesão cerebral severa ou que esteve em coma–, permanece em estado de inconsciência; algo que foi posto em dúvida com os resultados desta investigação publicada na revista The Lancet e reproduzida esta quinta-feira pela BBC Mundo.

15 de nov. de 2011

Liturgia da palavra:o servo bom e fiel


Por Dom Emanuele Bargellni, Prior do Mosteiro da Trasnfiguração

SÃO PAULO, quinta-feira, 10 de novembro de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos o comentário à Liturgia da Palavra do 33º domingo do Tempo Comum – Pr 31, 10-13; 19-20; 30-31 – 1 Ts 5, 1-6; Mt 25, 14-30–, redigido por Dom Emanuele Bargellini, Prior do Mosteiro da Transfiguração (Mogi das Cruzes - São Paulo). Doutor em liturgia pelo Pontificio Ateneu Santo Anselmo (Roma), Dom Emanuele é monge beneditino camaldolense.

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM - A
Servo bom e fiel... vem participar da minha alegria
Leituras: Pr 31, 10-13; 19-20; 30-31 – 1 Ts 5, 1-6; Mt 25, 14-30

Que alegria ouvir este apaixonado convite na boca do patrão elogiando seu empregado pela obra bem cumprida; ficando feliz de partilhar com ele sua própria felicidade! Se além disto, - isto é, o patrão que se alegra pela engenhosa criatividade do seu servidor - for o próprio Senhor, que trata o servidor como seu amigo, introduzindo-o na sua intimidade, o estupor desta festa é ainda mais encantador!

14 de nov. de 2011

Os cristãos não devem usar a violência para defender seus valores


Disseram os bispos franceses durante a sua última Assembléia Plenária

ROMA, quinta-feira, 10 de novembro, 2011 (ZENIT.org) - "Os cristãos não devem usar a violência para defender seus valores", assim disse a Rádio Vaticano, mas estão desorientados, e até mesmo irritados por causa dos ataques que sofrem.

A emissora Vaticana tem chamado a atenção sobre o argumento, discutido pelos bispos da França durante a sua última sessão plenária, realizada em Lourdes dos dias 4 a 9 novembro, e também pelo Cardeal Arcebispo de Paris, Andre Vingt-Trois, presidente da Conferência Episcopal francêsa (CEF), no seu discurso de encerramento. A CEF, além do mais, criou um novo grupo de trabalho sobre esse assunto.

A paz começa nas pequenas coisas


Discurso de monsenhor Francesco Follo à Conferência Geral da UNESCO

ROMA, quinta-feira 10 novembro 2011 (ZENIT.org) - Para realizar projetos de paz universal devemos começar com projetos de paz locais. Sugeriu o Observador Permanente da Santa Sé na UNESCO, Dom Francesco Follo, no seu discurso do dia 29 de outubro em Paris na 36ª Conferência Geral do organismo da ONU, mas só tornado público hoje pela Sala de Imprensa do Vaticano.

Em seu discurso, o bispo identificou três "pequenas sociedades", onde são possíveis "encontrar modelos ou lições para viver em paz", das quais a primeira é a família. "Se o homem quer aprender a ser humano, é na família e em nenhum outro lugar que começará a fazê-lo", disse Mons. Follo, que definiu a família como aquela "célula social originária”, constituída pelos pais e os filhos.

Da qualidade da família depende a qualidade da sociedade


Mensagem do Papa para o Congresso Nacional da Família no Equador

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira 11 novembro, 2011 (ZENIT.org) – Dos dias 09 a 12 de novembro, se está realizando no Equador - nas cidades de Quito, Guayaquill, Portoviejo e Tean Loja - o segundo Congresso Nacional da Família, sobre o tema Família, trabalho e festa - A família do Equador em missão: o trabalho e a festa ao serviço da pessoa humana.

Para a ocasião, o Papa Bento XVI enviou uma mensagem ao Arcebispo de Guayaquil, Antonio Arregui Yarza, presidente da Conferência Episcopal Equatoriana.

Qual é a relação que existe entre a Verdade e a prática da caridade?


Empenho social e Doutrina Social

de Mons. Giampaolo Crepaldi

ROMA, sábado, 12 de novembro, 2011 (ZENIT.org) - Gostaria de chamar a atenção sobre um aspecto muito importante do conhecimento e da utilização da Doutrina Social da Igreja e sobre o envolvimento social e político dos católicos. Refiro-me à falta de consciência da dimensão social dos princípios da doutrina cristã. Eu acho que muitos católicos seriamente engajados na sua comunidade sejam certamente capazes de dizer por que a Doutrina Social da Igreja considere mais importante a pessoa do funcionário do que o produto do trabalho, mas talvez não sejam tão capazes de dizer por que o dogma da Trindade seja de fundamental importância também para a construção da cidade terrena, bem como da celestial.

O nosso observatório já falou sobre estas questões, que consideramos fundamentais. Por exemplo, no passado nós escrevemos sobre a importância dos documentos da Congregação para a Doutrina da Fé, a fim de um uso correto da Doutrina Social da Igreja. Eu mesmo falei com uma nota publicada seja no nosso site que está no "Boletim da Doutrina Social da Igreja", sobre "A doutrina social da Igreja no contexto da Doutrina Cristã". Dentro dos Relatórios Anuais sobre a Doutrina Social da Igreja no Mundo, publicados pelo nosso Observatório, a análise do Magistério de Bento XVI centra-se sempre sobre estas questões doutrinárias, considerando-as fundamentais para definir corretamente a questão social. Seria uma grave amputação da Doutrina Social da Igreja esquecer esses fundamentos dogmáticos e projetar-se diretamente nas assim chamadas "coisas para fazer". No entanto, talvez, justamente é isso que ocorre, mesmo em escolas e sessões de formação na Doutrina Social da Igreja.

A relação bem vivida entre o homem e Deus é uma força para a paz


Bento XVI recebeu em audiência os líderes religiosos De Israel

CIDADE DO VATICANO, sábado 12 novembro, 2011 (ZENIT.org) – Há duas semanas da Jornada pela Paz, em Assis, Bento XVI recebeu em audiência no Vaticano uma delegação de líderes religiosos do Estado de Israel.

"Nestes tempos difíceis - começou o Santo Padre no seu discurso - o diálogo inter-religioso está se tornando cada vez mais importante para criar uma atmosfera de compreensão mútua e de respeito que pode levar à amizade e à uma sólida confiança recíproca".

8 de nov. de 2011

Os católicos, a política e a nova evangelização

Roma, 4 de novembro de 2011(www.zenit.org).- O presidente do Movimento Carismático na Itália, Salvatore Martinez, iniciou sua reflexão sobre o papel da igreja e da política com as seguintes palavras: "A igreja não é, e nunca poderia se transformar em um sujeito político". Como afirma o Santo Padre Bento XVI, "perderia sua independencia e autoridade moral identificando-se como uma única via política, com posições parciais ou opinavéis".(Discruso de abertura do CELAM, Aparecida, 14 de maio de 2007).

O Papa condena a exploração feminina

Durante a entrega das Credenciais ao novo embaixador alemão

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 7 de novembro, 2011 (ZENIT.org) - Bento XVI pronunciou-se contra a discriminação feminina, durante um discurso de entrega das Credenciais do novo embaixador alemão junto à Santa Sé, Reinhard Schweppe.

De acordo com um artigo da Rádio Vaticano, o papa disse que "uma sociedade é verdadeiramente humana, somente quando se respeita a dignidade de cada pessoa desde a concepção à morte natural."