21 de mar. de 2012

Um passeio na Elfolândia


 
Meus amigos do Facebook já estão acostumados a entrar, pela manhã, na página principal de seus perfis e se depararem com o meu “bom dia” e um breve comentário a respeito de Ortodoxia. Esse livro – ótimo, por sinal – foi escrito por uma das mentes mais geniais do catolicismo: G.K. Chesterton. Na obra, além do notável escritor nos brindar com seu testemunho de conversão, ele também nos demonstra como o cristianismo está acima de qualquer sistema filosófico que já existiu.

Dentre os nove capítulos de Ortodoxia, “A ética da Elfolândia” foi o que mais me chamou atenção. Por quê? Bom, nesse trecho, G.K. Chesterton leva-nos a observar com outros olhos os contos-de-fadas que tanto nos encantaram durante nossa infância. E mais. Chesterton nos prova que eles existem!

16 de mar. de 2012

Papas do Séc. X (Parte I) – Os Piores da História


papa_papao 

E então povo católico,

Chegamos ao Século X.  O que vocês vão ler a seguir talvez os escandalize, mas não devemos perder de vista que a Igreja é formada por homens. Lembrem-se de que até mesmo no seu núcleo original, formado por doze apóstolos escolhidos a dedo pelo próprio Cristo, havia Judas Iscariotes. Talvez esse fosse um sinal de que os cristãos nunca ficariam isentos da presença de traidores, mas que isso jamais invalidaria o fato de que a Igreja é, e sempre será, guiada e sustentada pelo Deus Vivo.

Então, antes que algum crente ou anticatólico se anime, vai um alerta: nenhum pecado pessoal dos Papas causa qualquer arranhão no dogma da infalibidade papal. Seja o papa santo ou pecador, ele é sempre infalível quando trata de questões de fé e moral, ensinando a toda a Igreja (ex-catedra).

15 de mar. de 2012

CPI da VERDADE sobre o ABORTO, JÁ!

Dom Luiz Bergonzini, o bispo emérito, o caniço no deserto,  fez tremer o PT nas últimas eleições. Um só homem. Pois para quem pensou que sua aposentadoria significaria a paz de Roma, ei-lo novamente convocando os cristãos para manifestarem-se sobre o tema do aborto.

Vamos com o senhor, Dom Bergonzini!


 


 
Os 82% ou 71% do povo brasileiro contra a liberação do aborto precisam saber toda a VERDADE e merecem respeito.  Os Parlamentos brasileiros NÃO PODEM MAIS SE OMITIR! Não dá mais para esconder os financiamentos internacionais e interesses assassinos e escusos por trás da campanha a favor do aborto. Precisamos de “comissões da verdade” para DAR VIDA às pessoas e NÃO MORTE. O Senado e a Câmara Federal podem criar CPIs. As Assembleias Legislativas estaduais e as Câmaras Municipais também podem criar CPIs para investigar entidades abortistas sediadas em seus estados e municípios.

9 de mar. de 2012

Os Papas do Séc. IX – Na Mira de Intrigas e Assassinatos

Este é o segundo e último post sobre os Papas do século IX.  Para quem curte tramas com muitas tramóias, suspense e sangue, este post é um prato cheio.

Adriano_II
Adriano II - Adriano II é o mesmo que se recusou o trono quando Bento III foi eleito (post anterior).  Agora vai! Acontece que era ele para ser o Papa no lugar de São Nicolau, quando escafedeu-se pela segunda vez.  Na terceira, não teve jeito.

Dá pra ver que Adriano II era uma figura, no mínimo, curiosa.  Ele teve muitos problemas durante seu papado, tanto políticos quanto pessoais.  Logo de cara, temos o ataque do duque de Spoleto, que não entrou em Roma para instalar franquias de macarronada, e sim saquear e passar o povo no fio da  espada.  Adriano II era casado antes de sua ordenação e, como desgraça pouca é bobagem, sua filha e sua esposa foram violentadas e assassinadas.

Não foram bons momentos não acham?  Ainda havia em Roma a sombra do queridinho dos imperiais, Anastácio, que foi tolerado por São Nicolau, mas acabou sendo demitido e excomungado por Adriano II.  Devido à pressão dos imperiais, acabou Adriano obrigado a voltar atrás, mas nomeou Anastácio para um cargo menor, a fim de anular sua influência de bastidores.

Seu último ato registrado foi a recoroação de Luís II na Basílica de São Pedro.  Esse pobre Papa sofredor ocupou o trono de Pedro entre 867 a 872.

8 de mar. de 2012

NOTA PASTORAL a respeito da retirada dos símbolos religiosos dos locais públicos da Justiça no RS

NOTA PASTORAL a respeito da retirada dos símbolos religiosos dos locais públicos da Justiça no RS

DOM ANTONIO CARLOS ROSSI KELLER
PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DE FREDERICO WESTPHALEN (RS)
Nota Pastoral
a respeito da determinação do Tribunal de Justiça
do Estado do Rio Grande do Sul,
estabelecendo a retirada dos símbolos religiosos dos locais públicos da Justiça.
O Conselho da Magistratura do TJ – RS determinou, nesta última terça feira, dia 06 de março, a retirada de todos os símbolos religiosos presentes nos prédios da justiça gaúcha.

2 de mar. de 2012

Os Papas do Séc. IX – Que Deus Abençoe o Ocidente

Depois da Série “Carlos Magno”, voltamos à programação normal. E, para começar esse post, falamos do Papa que colocou a coroa na cabeça de Big Charles. Com vocês…

Leão III – Eleito por unanimidade, Leão III não foi um Papa amado pelas elites políticas de Roma.  Irritou tanto a rapaziada que, durante uma procissão em 799, foi arrancado de sua liteira, foi espancado, tentaram arrancar sua língua e seus olhos e o largaram para morrer, sangrando na rua.  Seus diáconos o levaram para o mosteiro de São Erasmo e aplicaram-lhe a extrema-unção, e depois esperaram pela sua morte.

carlos_magno_coroacao 
Leão III coroando Carlos Magno como o Imperador Romano do Ocidente