20 de abr. de 2012

A Santa Sé examina a segunda resposta da Fraternidade de São Pio X

Posição sobre o "Preâmbulo doutrinal" de 2011

Anita Bourdin

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 19 de abril de 2012 (ZENIT.org) - O Vaticano examinará a segunda resposta da Fraternidade São Pio X a propósito do "Preâmbulo doutrinal", enviado ao superior da fraternidade em setembro de 2011, acompanhado por uma "Nota preliminar", base fundamental para os discípulos de Marcel Lefebvre chegarem à plena reconciliação com a Sé Apostólica.

Uma primeira resposta enviada em janeiro à Congregação para a Doutrina da Fé não satisfez à Santa Sé, que pediu, em março passado, "esclarecimentos".

A resposta ao pedido de março chegou neste dia 17 de abril, segundo um comunicado da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei. A Congregação para a Doutrina da Fé examinará agora a nova resposta e a submeterá a Bento XVI.

"O texto da resposta de sua excelência, dom Bernard Fellay, superior geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, solicitado no encontro de 16 de março de 2012 na sede da Congregação para a Doutrina da Fé, chegou em 17 de abril de 2012. Ele será examinado pelo dicastério e submetido depois ao papa", informa o comunicado da Santa Sé.

O Vaticano destacou em março a vontade de "evitar uma ruptura eclesial de consequências dolorosas e incalculáveis" com a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, cujo superior, dom Fellay, fora recebido pelo cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

O Vaticano convidou Fellay "a esclarecer a sua posição para se chegar à redução da fratura existente, conforme deseja o papa Bento XVI".

O "Preâmbulo" enuncia as condições da plena comunhão com a Igreja católica, que são "alguns princípios doutrinais e critérios de interpretação da doutrina católica, necessários para garantir a fidelidade ao magistério da Igreja e o sentire cum Ecclesia".


_______________________________________________________________

Comentários: Com uma resposta porsitiva da Fraternidade daremos mais um passo no sentido de acolher os irmãos que se separaram ao longo da História. O Pontificado de Bento XVI começa a ficar marcado por tais fatos. Deus seja Louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário