30 de set. de 2011

Logo JMJ RIO2013 – A criatividade do jovem em destaque


A criatividade a serviço da evangelização. Esta é a proposta do concurso que irá escolher a logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013, evento que reunirá jovens do mundo inteiro no Rio de Janeiro na segunda quinzena de julho de 2013. A ideia do concurso é estimular os pessoas de todo o mundo a mostrarem, com todo seu talento, o rosto jovem da Igreja. Até o dia 31 de outubro de 2011, os trabalhos deverão ser encaminhados pelos Correios para o Setor de Comunicação do Instituto JMJ RIO (Rua Benjamin Constant, n° 23, 7° andar – Glória). Vale ressaltar que não haverá inscrição pela internet, mas exclusivamente pelos Correios.

Serão selecionados os cinco melhores trabalhos, que serão enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, a quem cabe a escolha final da logo vencedora. A divulgação do resultado esta prevista para o dia 03 de dezembro de 2011, em solenidade no Santuário do Cristo Redentor (RJ).

Sede da JMJ Rio 2013 é inaugurada

Foi inaugurada, nesta terça-feira, dia 27 de setembro, a sede do Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013, localizada no 7º andar do Edifício João Paulo II, na Glória. A benção das instalações foi feita pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e contou com a presença de bispos, vigários episcopais, presbíteros, religiosos, cristãos leigos, jovens e jornalistas.

O Espirito sopra onde quer!


28 de set. de 2011

Uma fé pensada e vivida de um modo novo salvará o cristianismo, disse o Papa aos evangélicos


Erfurt, 23 Set. 11 / 02:14 pm (ACI/EWTN Noticias)

Em seu discurso esta manhã aos representantes da Igreja Evangélica Alemã (IEA) no convento agostino de Erfurt onde viveu Martinho Lutero, o Papa Bento XVI assinalou que "uma fé pensada e vivida de um modo novo" será aquela que salve ao cristianismo em meio de um mundo secularizado.

Depois de visitar a Catedral de Erfurt, o Santo Padre se deslocou em automóvel até o antigo convento dos Agostinos da mesma cidade, aonde foi recebido pelo Presidente da IEA, Nikolaus Schneider, e pela Presidenta da Igreja Evangélica da Turingia, Ilse Junkermann, quem o acompanhou à sala capitular, a única do edifício que se manteve intacta desde os tempos do Lutero.

Como Jesus, os fiéis devem viver a humildade, a conversão e a fé em Deus, disse o Papa na Alemanha


FRIBURGO, 25 Set. 11 / 02:58 pm (ACI/EWTN Noticias)

Na homilia da Missa que celebrou esta manhã na esplanada do aeroporto turístico de Friburgo (Alemanha), o Papa Bento XVI explicou que Deus nunca força ao homem a segui-lo apesar de ser Todo-poderoso, e que cada fiel deve viver sua vida cristã como Jesus: com humildade, conversão e profunda fé em Deus.

Papa nomeia novo arcebispo para Florianópolis


Dom Wilson Tadeu Jönck, antigo bispo de Tubarão (SC)

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de setembro de 2011 (ZENIT.org) – Segundo informou a Santa Sé nesta quarta-feira, Bento XVI transferiu na manhã de hoje, 28, o bispo de Tubarão (SC), Dom Wilson Tadeu Jönck, e o nomeou arcebispo da arquidiocese de Florianópolis (SC). A arquidiocese estava vacante desde janeiro deste ano, com a transferência de Dom Murilo Krieger para Salvador (BA).

16 de set. de 2011

Matrimônios e sacerdotes devem testemunhar o amor de Cristo, exorta o Papa


ANCONA, 13 Set. 11 / 02:15 pm (ACI/EWTN Noticias)

Ao reunir-se no domingo pela tarde com sacerdotes e famílias da diocese de Ancona (Itália) aonde chegou para encerrar o 25º Congresso Eucarístico Nacional, o Papa Bento XVI alentou os matrimônios e os sacerdotes a darem testemunho do amor de Cristo centrando suas vidas no sacramento da Eucaristia.

O Papa recordou que "ambos os estados de vida aprofundam suas raízes no amor de Cristo (...) e estão chamados a uma missão comum: dar testemunho deste amor e pô-lo ao serviço da comunidade".

15 de set. de 2011

Padre Reginaldo Manzotti - "Por que batizar as crianças?"


Filhos e Filhas

Durante o programa Fé em Debate do último sábado, foi-me perguntado sobre o batismo de crianças. Essa é uma questão muito recorrente entre os temas mais perguntados, tanto no programa, como nas cartas enviadas para a coluna que escrevo no jornal "O Dia", do Rio de Janeiro, e da revista "Malu".

E, por que batizar as crianças? Porque viver na graça de Deus é bom. Então, por que negar isso às crianças? O batismo é uma graça para a vida humana e ninguém deve ser privado.

10 de set. de 2011

O significado do TAU franciscano


Há certos sinais que revelam uma escolha de vida. O TAU, um dos mais famosos símbolos franciscanos, hoje está presente no peito das pessoas num cordão, num broche, enfeitando paredes numa escultura expressiva de madeira, num pôster ou pintura.

Tau - Símbolos e significados
Ele é um símbolo antigo, que recorda tempo e eternidade. A grande busca do humano querendo tocar sempre o divino e este vindo expressar-se na condição humana. Horizontalidade e verticalidade. As duas linhas: Céu e Terra! Temos o símbolo do TAU riscado nas cavernas do humano primitivo. Nos objetos do Faraó Achenaton no antigo Egito e na arte da civilização Maia. Francisco de Assis o atualizou e imortalizou. Não criou o TAU, mas o herdou como um símbolo seu de busca do Divino e Salvação Universal.

Autoridade vaticana: Leis da Igreja vêm da vontade de Deus

Arcebispo Francesco Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos (foto ACI Prensa)

O Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos no Vaticano, Dom Francesco Coccopalmerio, realizou uma apresentação de seu dicastério à comunidade acadêmica da Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima (Peru), onde expressou que as leis dadas por uma autoridade eclesiástica se devem ser recebidas porque "vêm da vontade de Deus".

O Amar...

Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é dedicação. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. O amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda. Simplesmente: Ame! A vida sem AMOR... não tem sentido.
  
A inteligência sem amor te faz perverso;
A justiça sem amor te faz implacável;
A diplomacia sem amor te faz hipócrita;
O êxito sem amor te faz arrogante;
A riqueza sem amor te faz avarento;
A docilidade sem amor te faz servil;
A pobreza sem amor te faz orgulhoso;
A beleza sem amor te faz ridículo;
A autoridade sem amor te faz tirano;
O trabalho sem amor te faz escravo;
A simplicidade sem amor te deprecia;
A lei sem amor te escraviza;
A política sem amor te deixa egoísta;
A vida sem AMOR... não tem sentido!

Porque és precioso a meus olhos,
porque eu te aprecio e te amo,
permuto reinos por ti,
entrego nações em troca de ti.
Fica tranqüilo, pois estou contigo, (...).
Is 43, 4-5b

6 de set. de 2011

Bento XVI: a correção fraterna


CASTEL GANDOLFO, domingo, 4 de setembro de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos, a seguir, a intervenção que Bento XVI pronunciou hoje, ao rezar a oração mariana do Ângelus junto a milhares de peregrinos reunidos no pátio da residência pontifícia de Castel Gandolfo.

* * *


Queridos irmãos e irmãs:

As leituras bíblicas da Missa deste domingo convergem no tema da caridade fraterna na comunidade dos crentes, que tem sua fonte na comunhão da Trindade. O apóstolo Paulo afirma que toda a Lei de Deus encontra sua plenitude no amor, de maneira que, nas nossas relações com os outros, os dez mandamentos e qualquer outro preceito se resumem em “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (cf. Romanos 13, 8-10).

1 de set. de 2011

“Peçamos ao Senhor que se mostre”


Termina o tradicional encontro do Papa com seus ex-alunos

CASTEL GANDOLFO, terça-feira, 30 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – “Que o Senhor se mostre”: esta é a oração que o Papa Bento XVI dirigiu aos seus ex-alunos no final do tradicional encontro ocorrido em Castel Gandolfo de 25 a 28 de agosto.

Sacerdote é “homem do futuro”, afirma Papa


Bento XVI se dirige de forma mais pessoal a cada sacerdote
Por Inma Alvarez

CASTEL GANDOLFO, terça-feira, 29 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- “O sacerdote é o homem do futuro”, porque “levou a sério a busca das coisas do alto”: assim afirma o Papa em uma carinhosa mensagem aos sacerdotes, que foi gravada e transmitida no Encontro Sacerdotal Internacional que está sendo realizado em Ars (França).

Estar em sintonia com Deus para obrar sempre o bem e evitar o mal, pede o Papa


CASTEL GANDOLFO, 24 Jul. 11 / 02:38 pm (ACI/EWTN Noticias)

Ao presidir a reza do Ângelus dominical na residência de Castelgandolfo, o Papa Bento XVI exortou os católicos a terem uma consciência sensível à verdade, a Deus, que permita obrar sempre o bem e evitar o mal onde quer que estejam, segundo o exemplo do rei Salomão.

Cardeal Ouellet aos bispos brasileiros: João Paulo II é exemplo de paternidade episcopal


Roma, 31 Ago. 11 / 09:40 am (ACI)

O L’Osservatore Romano publicou neste último 30 de agosto uma reflexão do Cardeal Ouellet oferecida aos bispos brasileiros reunidos em Aparecida em maio deste ano na qual o purpurado falou do exemplo e do legado de João Paulo II. O prefeito da Congregação para os bispos ressaltou as viagens do beato Papa polonês à América Latina e o Brasil, destacando que “seus grandes braços abertos que lembram o Cristo do Corcovado, são um símbolo magnífico de sua bondade e de sua paternidade”.

Marcha entregará abaixo-assinado a favor do Estatuto do Nascituro hoje em Brasilia

 BRASILIA, 31 Ago. 11 / 11:20 am (ACI)

Nesta quarta-feira (31), será realizada na Esplanada dos Ministérios na capital brasileira a 4ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida. A concentração terá início às 15 horas, em frente ao Museu Nacional e pretende entregar ao presidente da Câmara, Marco Maia, um abaixo-assinado com 50 mil assinaturas em defesa da proposta do Estatuto do Nascituro (PL 478/07), que estabelece proteção jurídica ao ser humano ainda não nascido.

Roubam hóstias consagradas em igreja católica nos Andes do Peru



Huaraz, 30 Ago. 11 / 02:50 pm (ACI)

O Bispo de Huaraz (Peru), Dom José Eduardo Velásquez Tarazona, celebrou no domingo passado uma Missa de desagravo pelo roubo que sofreu na madrugada do sábado 27 de agosto a paróquia Nossa Senhora de Belém na sua diocese de Huaraz, quando desconhecidos profanaram o Sacrário e levaram uma âmbula cheia de hóstias consagradas.